quarta-feira, 18 de abril de 2012

Editorial: Onde mora o desporto universitário em Viana?

Braga e Guimarães acolhem os Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) de 2012. As capitais europeias da Juventude e Cultura, respetivamente, estão a ter anos repletos de eventos para a sociedade e os CNU são mais um exemplo. Tenho estado pelas duas cidades a acompanhar estes jogos e pergunto-me: Onde estão as equipas do IPVC?

A participação de vianenses no principal evento de desporto do ensino superior nacional é residual e deve-se aos estudantes naturais de Viana do Castelo, que foram estudar para outras terras. É com orgulho e empenho que defendem as cores das suas universidades e se mostram. Por exemplo, o selecionador nacional de futsal foi um espetador atento de Diogo Correia, natural de Cardielos, no jogo em que o jovem de Cardielos defendeu as cores da AAUTAD frente a Coimbra. Pergunto novamente: Onde estão as equipas do IPVC?

Desconheço a realidade do IPVC, em especial da Federação Académica (costumam ser as associações estudantis as promotoras das equipas). Todavia, julgo que seria possível formar equipas para participar nas competições de modalidades que vão do futsal ao basquetebol, passando pelo hóquei em patins, badminton e até corfebol! Além disso, há competições extremamente reconhecidas no panorama europeu e mundial envolvendo apenas estudantes universitários (sendo as Universíadas uma das principais). Em 2012, a Universidade do Minho acolhe os Campeonatos do Mundo de Futsal e Xadrez.

Participar nos CNU é um orgulho para qualquer atleta e instituição. O desporto cativa estudantes e a Universidade do Minho (UM) tem sabido capitalizar de forma exemplar esta forma para chamar alunos (raro é o atleta do ABC que não vai estudar para a UM). Não seria uma boa forma para o IPVC cativar novos alunos? Não seria uma boa forma de melhorar o desporto em Viana?

Boa semana desportiva
José Domingos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.