quinta-feira, 19 de abril de 2012

Jaime Fernandes: «O Atletismo ainda é a modalidade onde menos se paga para a praticar»

O Atletismo é a modalidade que há mais tempo se pratica na Associação Desportiva Afifense (ADA). Um desporto que começou na Casa do Povo de Afife, mudou-se de armas e bagagens para a ADA aquando da sua formação, há cerca de três décadas. Em entrevista à rádio afifense – publicada no portal Afife Digital – o atleta e treinador principal da secção na ADA Jaime Fernandes fez uma análise ao estado do Atletismo em Afife e em Viana do Castelo.

Jaime Fernandes começou por realçar “a qualidade dos atletas de Afife” que mesmo sem as melhores condições alcançaram recordes regionais. A “aposta nas disciplinas técnicas” revelou-se uma aposta ganha para o técnico, uma vez que se tirou “partido da estrutura física de cada atleta”. A realidade do Afifense, que chegou a ter 50 praticantes, é de 15 atletas, sendo a maior gama de escolha uma das justificações apontadas por Jaime Fernandes para esse decréscimo. No entanto, os resultados espelham o trabalho realizado.

Um ponto importante destacado pelo treinador é que “o Atletismo ainda é a modalidade onde menos se paga para a praticar”, citando o exemplo (contrário) do futebol, onde os pais pagam mas tem de ir levar e buscar os filhos aos treinos. O mesmo não acontece no Afifense, onde “é a carrinha da ADA que vai buscar os atletas para os treinos e depois leva-los a casa”, ressalvando a colaboração dos pais dos atletas, devido às horas tardias a que terminam os treinos.

Perante o cenário de crise, Jaime Fernandes entende que “todos os clubes sentem dificuldades”, havendo a necessidade de reduzir gastos. A reativação do Grande Prémio de Atletismo de Afife foi enfatizada por Jaime Fernandes que regressou o ano passado. Na edição deste ano, a prova “será uma milha”, uma “experiência onde podem participar todos os escalões”, estando prevista a sua realização para 20 de maio, “na estrada Pedro Homem de Mello, com retorno junto do restaurante Mariana”.

João Cerqueira Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.