quinta-feira, 29 de março de 2012

Festa do Basquetebol: “Let’s go Viana”

De Viana a Albufeira foram oito horas de distância. Pelo menos, foi esse o tempo que demorou a comitiva vianense, que participa na VI Festa do Basquetebol, para chegar à capital do basquetebol português até domingo. Os 48 atletas e respetivas equipas técnicas partiram confiantes e esperam melhorar as prestações do ano passado.

A seleção de sub 14 femininos (iniciadas) tem o primeiro jogo esta quinta feira, às 11h40, frente a Castelo Branco. A equipa continua a ser liderada por Ana Freixo, que define como objetivo para este ano a “subida de divisão”. Num conjunto “homogéneo, educado e divertido”, a capitã Bárbara Barreto espera que a Festa deste ano “seja parecida com a do ano passado”. Participando pela segunda vez, Bárbara tem o mesmo desejo que a treinadora Ana, “subir de divisão”.

Foto Desporto em Viana
Já os sub 14 masculinos (iniciados), apenas entram em campo pela primeira vez às 15h40, frente a Coimbra. O facto de ser a única equipa vianense na primeira divisão não coloca muita pressão em José Luís Silva, treinador da seleção. “Queremos manter-nos na primeira divisão e ficar entre as cinco primeiras seria o ideal”, afirma. Para tal propósito ser conseguido, basta vencer o jogo frente a Coimbra, objetivo ao alcance dos iniciados. O capitão Marcos Valente participa pela primeira vez na Festa e espera conseguir a manutenção e ter uma “experiência para não esquecer, num bom ambiente”.

No escalão de sub 16 (cadetes), as duas seleções seguem o desejo das iniciadas, subir de divisão. No caso das raparigas, o treinador José Carlos Fonseca espera que “se consiga manter o nível da Festa, apesar da mudança de local”. O primeiro jogo é frente ao Alentejo, às 11h40. Participando pela quarta vez, a capitã Mariana Seco deseja que as “atividades paralelas, como o street basket, se mantenham”. Sobre o novo local, a atleta lamenta que não exista uma “arena” para se “poder ver, ao mesmo tempo, diferentes escalões e jogos”.

Por fim, os cadetes partem cheios de confiança. O técnico Bruno Ferreira tem um discurso encorajador e espera conseguir “atingir o 7º lugar”, o máximo que a seleção pode alcançar. “A organização dos últimos anos tem sido exemplar e espero ver coisas novas este ano”, completa. Já o capitão de equipa, Miguel Moreira, espera que esta Festa seja “ainda melhor que nos outros anos”. O primeiro jogo é frente a Vila Real, às 11h40.

José Domingos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.