quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Editorial: Nós somos injustos!

O jornalismo é injusto. Raramente fala do que realmente importa e interessa. Salvo raras exceções não consegue tratar, equitativamente, os assuntos. São vários os motivos mas, um dos principais, deve-se ao desconhecimento das matérias com que se tem de trabalhar. Mesmo nos casos onde só se fala de determinado tema há sempre algo que escapa. O Desporto em Viana não é exceção.

Se nas modalidades coletivas é possível justificar a noticiabilidade de apenas certas equipas nalgumas competições, no caso das modalidades onde é o atleta o principal destaque torna-se mais complicado fazer o devido acompanhamento. Por exemplo: Marco Morgado, César Fonte e Gael Santos. Três atletas vianenses. Uns reconhecem facilmente o(s) nome(s). Outros não. Marco Morgado é um dos melhores meio fundistas vianenses e “joga” pelo Conforlimpa. César Fonte é ciclista na Barbot Glass Drive e esteve em grande destaque na última Volta a Portugal e Volta a Tenerife. Gael Santos é um papa títulos na esgrima, representando a Escola Desportiva de Viana.

Dos três, o Gael é frequentemente notícia, o César ocasionalmente e o Marco nunca o foi. Porquê? Recebemos da Escola Desportiva de Viana informações sobre o Gael. Na sua página de Facebook o César faz-nos chegar novidades sobre a sua carreira. Com o Marco não temos nada que nos ligue.

Exemplos como os do Marco são muitos! Resta-me lançar um desafio: Partilhem connosco as novidades dos desportistas vianenses. Por e-mail, telemóvel, no nosso mural no Facebook, Twitter… Meios não faltam!

No fundo, afinal o jornalismo não é injusto. O que é injusto é o acesso à informação… e para informar, o jornalista tem de ser informado! Só assim conseguiremos ser mais justos.

Nota final: Parabéns aos participantes da XIV Meia Maratona Manuela Machado. Parabéns aos Cyclones pela organização. Parabéns à Manuela Machado pela atleta que foi e pela dirigente desportiva que é.

Boa semana desportiva
José Domingos Ribeiro

1 comentário:

  1. Como tu bem dizes há outros dos quais ninguém sabe e muitos até nem sabem que estes são Vianenses. Temos em Viana, no atletismo, o melhor grupo atletas do país. Cito agora alguns nomes:
    1. Hélio Gomes (27anos) - Sporting Clube de Portugal
    (actual campeão nacional de 1500m e representou Portugal no Último Europeu de Pista Coberta - Paris 2011) - natural de Barroselas
    2. José Rocha (35anos) - Maratona Clube de Portugal
    (Bronze em Dezembro no Campeonato Europeu de Corta-Mato - Velenje 2011; há 10 dias Vice-Campeão Nacional de Estrada em Benavente; 3ºclassificado no Nacional de Cross Longo Fevereiro 2011 e habitualmente favorito em todas as provas nacionais em que participa. Além disto, compete habitualmente em crosses europeus altamente consagrados) - Natural de Barroselas
    3. Ricardo Dias (28anos) - Conforlimpa
    (Com resultados interessantes e é um atleta de primeira linha nacional.)
    4. Fernando Silva (30anos) - Maratona CP
    (Já várias vezes campeão nacional de corta-mato, com vários pódios nacionais e um europeu. Teve um problemazito no passado, mas é um excelente atleta)
    5. Diogo Lourenço (18anos) - CAOV
    (Internacional Português pelas camadas jovens)
    6. Miguel Ribeiro (24anos) - CAOV
    (vocês sabem...)

    Se os clubes vianense, tivessem dinheiro para conseguir manter os atletas naturais de Viana na AAVC, nós 6 numa equipa lutaríamos constantemente pelos títulos nacionais de estrada e corta-mato.

    (vou procurar dar-vos uma ajudinha na divulgação dos resultados destes atletas.)

    Abraço e continuação de bom trabalho realizado DEV!

    ResponderEliminar

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.