quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

José João Terleira: “Desporto de brutos jogado por cavalheiros”

Râguebi em Viana (foto: RAV)
Código de Conduto, Cartão Pedagógico e Grito de Guerra. O râguebi ultrapassa as barreiras do desporto e define-se como um estilo de vida. Em conversa com o presidente do RAV - Râguebi de Viana, José João Terleira, o Desporto em Viana procurou conhecer um pouco melhor um "desporto de brutos jogado por cavalheiros". 

O que distingue o râguebi dos demais desportos? 
O râguebi é um desporto em que o respeito pelo adversário, colegas e árbitros é a sua essência. Apesar de ser visto como um desporto de contacto é acima de tudo um desporto de evasão, o contacto é uma mera consequência. 

Como funciona uma partida de râguebi? 
O râguebi é divido em três partes, a 1ª e a 2ª são do jogo em si. A 3ª parte engloba o convívio entre as duas e equipas, árbitros, dirigentes, em que o assunto é o râguebi e, principalmente, o jogo que acabou de ser efetuado 

Quais são as exigências para um atleta de râguebi? 
O râguebi é uma modalidade muito abrangente, pois agrega todo o tipo de morfologia e todo o tipo de qualidades, desde o mais gordinho ou mais alto, mais pequeno e mexido, ao mais rápido. 

Momento de treino (foto: RAV)
Como é um treino? 
O treino deve sempre abranger várias vertentes, física, técnica individual similar a todas as posições, técnica individual específica para cada posição e movimentação coletiva. 

Como está organizada a competição nas camadas jovens? 
A competição, nas camadas jovens, está divida por escalões etários, sub 8, sub 10, sub 12, sub 14, sub 16 e sub18. Até aos sub 14 disputam-se por zonas e em torneios concentrados. Nos sub 8, sub 10 e sub 12 não existem classificações e cada equipa realiza um determinado número de jogos, nunca ultrapassando o tempo de jogo máximo permitido num dia pela IRB. Os sub 14 também estão divididos por zonas. Jogam râguebi de sete e existe competição onde é estabelecida uma classificação por torneio. O vencedor encontra-se pela soma dos torneios. 

Quantos praticantes e escalões tem nesta época o RAV - Râguebi de Viana?
Tem os escalões de formação Sub 8 (Bambis), Sub 10 (Benjamins), Sub 12 (Infantis), Sub 14 e Sub 16, num total de 48 atletas federados na FPR, 5 treinadores certificados pela FPR e um Director-técnico igualmente certificado. 

Como é feita a captação de atletas? 
A captação tem sido feita com a colagem de cerca de 500 cartazes pela cidade e arredores, pelos atletas e seus treinadores. A divulgação do início na imprensa regional, na página Facebook, no blogue do RAV e distribuição de flyers iguais aos cartazes, pelas escolas dos 3 agrupamentos da cidade. Publicitamos nos mesmos meios de divulgação, todos os jogos que fizemos, com fotos alusivas, a colocação no Youtube dos filmes desses jogos e a comemoração do Dia nacional do râguebi - Râguebi na rua, ação em que os nossos atletas, equipados a rigor, fazem passes e jogadas clássicas da modalidade pelas ruas da cidade, em movimento. 

Râguebi na Rua

Quais são os objetivos para esta época? 
Participar em todas as competições, jogos e torneios previstas, cumprir o Código de conduta e Grito de guerra do RAV - Râguebi deViana e seguir os preceitos da FPR. 

O objetivo passa por no futuro haver uma equipa sénior? 
Sim, quando estes atletas crescerem ou na eventualidade de se inscreverem atletas naquelas idades. Também uma equipa feminina. Ou jogar os campeonatos Seven's (porque são necessários só dez atletas por equipa) com raparigas e Sub 18 que cresçam no RAV- Râguebi de Viana. 

Como surgiu o Râguebi de Viana? 
“Surgiu” em 14 de junho de 2008, na ESE de Viana do Castelo, com 7 atletas, 3 dos quais vindos das Escolinhas de râguebi da Universidade do Minho, Braga. Tornou-se complicado ir aos treinos a Braga com estes 3 rapazes de Vilar de Mouros e Moledo, optando-se por criar escolinhas em Viana do Castelo. O RAV - Râguebi de Viana está federado na Federação Portuguesa Râguebi (FPR) e é associado da Associação Râguebi Norte (ARN). 

José João Terleira (foto: RAV)
Explique-nos o Código de Conduta que rege o Râguebi de Viana. 
O Código e Conduta e o Grito de Guerra do RAV são simples indicações para os contextos do jogo e o que leva a este. Foram criados para que todos os seus intervenientes se comportem da mesma forma. Para o jogo temos o Grito de guerra - Atitude, Compromisso, Lealdade. Temos ainda um objetivo (Regras) que é composto por adjetivos que servem uma sociedade positiva, pró-ativa, criativa, dinâmica, dentro dos limites. Para o que nos leva e nos traz das competições, 'usamos' o Código de conduta que consiste em regras e comportamentos sociais básicos mas importantes para se viver numa sociedade cívica e ordeira. Sair do jogo para a vida e vice-versa são as mensagens do Grito de Guerra e do Código de Conduta do RAV- Râguebi de Viana. 

Enquanto dinamizador do Râguebi de Viana, conte-nos a sua ligação à modalidade. 
Joguei râguebi mas sem protagonismo. Nem titular fui mas revi-me naquele desporto de brutos jogado por cavalheiros! 

Horários dos treinos 
Quartas e sextas feiras
18h30 às 20h00 
Local: Estádio Municipal Manuela Machado - Viana do Castelo

José Domingos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.