Concluído o recomendado período de “aquecimento”, está na hora de entrar bem a quente em campo! Cerca de um mês após o início das competições oficias da temporada de 2011/2012, com a disputa da primeira fase da Taça AFVC, este sábado, cinco de novembro, arranca o campeonato distrital, prova maior da AFVC. Os conjuntos do Alvarães, Amigos de Sá, Anha, ARA, Caminha, Cerveira, Lavradas, Neiva, Nogueirense, Ponte da Barca e Refoios apresentar-se-ão, jornada após jornada, no retângulo de jogo determinados em fazer deste o campeonato mais competitivo de sempre.
Na campanha transata, a formação do Afifense, agora a competir no Nacional da III divisão de futsal, série A, conquistou o ceptro distrital com 64 pontos conquistados. Agora, ao sinal de partida, os principais candidatos ao título terão pela frente uma competição mais pequena: Com 22 jogos em acesa discussão, o que equivale a um total de 66 pontos possíveis, as equipas estão alertadas para a reduzida e, quem sabe, determinante margem de erro.
No cálculo das probabilidades, seguindo uma linha de sucesso decrescente, as turmas do Nogueirense e Lavradas afiguram-se como pretendentes óbvios ao triunfo final. Senão vejamos: Enquanto os homens do Nogueirense acumulam e guardam ainda na bagagem a experiência adquirida na III divisão, série A, onde viriam a ser despromovidos, o Lavradas tem nas suas fileiras vários atletas campeões da AFVC.
Bem orientados, respetivamente por Zé Luís e Pedro Ferreira, os conjuntos do Ponte da Barca e Neiva devem ser levados em consideração como equipas apostadas em lutar abertamente pelos primeiros lugares.
Um degrau abaixo, pese embora o invicto início de época, com cinco vitórias alcançadas em igual número de jogos na primeira fase da Taça AFVC, série A, o que lhe garantiu, confortavelmente, um lugar nos quartos de final da prova, a formação do Anha apresenta-se ainda assim como uma incógnita, contudo uma equipa de quem se espera muito. Na mesma linha de pensamento, enquadramos igualmente o Amigos de Sá que, em quatro jogos, alcançou três vitórias e averbou uma derrota.
O ARA, equipa muito física, capaz do melhor e do pior, poderá de igual forma ter uma palavra forte a dizer nas contas finais, isto se nos lembrarmos que, entretanto, já venceram (3-1), em casa, o Nogueirense, estiveram a bater (3-1) o Anha e triunfaram (3-2) em Ponte da Barca.
Para o fundo da tabela delegamos o Alvarães, Caminha, Cerveira e Refoios, formações que, à partida, tendo uma ou outra oportunidade de surpreender, deverão andar pela base classificativa.
Últimos Campeões da AFVC
10/11: AD Afifense;
09/10: Ambos os Rios;
08/09: Santa Luzia FC;
07/08: SC Vianense;
06/07: Santa Luzia FC;
05/06: Monção;
Pedro Borlido
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.