quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Santos da casa: O que nos reserva o futuro?

Esta semana fica marcada por mais uma edição do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins. A hegemonia lusitana perdeu-se no tempo. Seria relevante perceber o porquê do declínio português. Sinal do tempo? Talvez! Haverá algum responsável direto? Creio, que a “culpabilidade” deverá ser repartida. Para tudo existe uma solução: apostar cada vez mais na formação.

No meio de alguma apatia, que tem caracterizado as exibições nacionais, tem emergido um jovem valor do Hóquei português: Diogo Rafael. Com ar de menino e cara jovial, o hoquista do Benfica é não somente o melhor marcador português em prova, com um símbolo desta modalidade para o futuro.

Em tempos de crise, os clubes voltam-se para o que têm em casa. A “nossa” Juventude de Viana não poderia fugir à regra. Duda e Gustavo integram o plantel sénior, tendo ainda idade para jogar nos escalões de formação. O esquadrão laranja aposta na irreverência da juventude, vianense e não só, para, com a mescla de jogadores experientes, ser uma equipa mais competitiva.

Importa perceber, então, se Duda e Gustavo estarão ao nível do desafio. O apoio de todos os vianenses deverá ser incondicional. Um atleta precisa do carinho dos fãs, uma vez que os heróis existem para que o povo os possa idolatrar. É esse compromisso, atleta-adepto, a que faço referência. Será importante o apoio dos vianenses aos nossos jovens, ao mesmo tempo que os promissores craques tenham a noção da sua responsabilidade para com quem se desloca aos pavilhões e os acompanha, um pouco por todo o lado.

E, porque, quando se fala de Hóquei em Viana deve-se falar da Juventude. A pré época laranja tem deixado água na boca, sobretudo após a goleada sobre o Óquei de Barcelos. Bonito de se ver que os vianenses nem a feijões deixam de apoiar a sua equipa. Os jogadores responderam com empenho e… vitória(s). A eficácia nas bolas paradas tem sido outro dos fatores determinantes num percurso positivo. 

João Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.