quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Editorial: Aproxima-se o momento das decisões

Fevereiro e março são os meses da maioria das decisões no que diz respeito aos campeonatos! Os hipóteses de cumprir objetivos, os sonhos que se veem alimentando semana após semana costumam, por norma no final de março, virar em realidade… e esta nem sempre é agradável. A primeira equipa vianense a viver a prova dos nove é o VCV. Este sábado conclui a primeira fase da época. Na última jornada da fase regular, o VCV é sétimo, a apenas um ponto do sexto lugar (CV Oeiras). A formação que terminar em sexto garante a manutenção na A2. A que terminar em sétimo segue para uma poule de descida (na qual o VCV ano passado teve grandes dificuldades na época passada). É, por isso, importante que este sábado Viana apoie o VCV. Frente ao CD Fiães (último classificado) o VCV espera que a AA Coimbra (3ª) cumpra e vença na deslocação a Oeiras (6º) ou então que o CF Aliança (5º) perca com a AA S. Mamede (2º).

Em situação mais aflitiva estão as restantes equipas vianenses em competições nacionais. Afifense, Nogueirense e Juventude de Viana vivem dias complicados, com demasiadas oscilações nos resultados. Começando pelo hóquei, esta noite, pelas 21h em Monserrate, a Juventude tem pela frente um duro desafio. Na receção à Oliveirense (2º), a Juventude tem de vencer para evitar que Cascais e Espinho fujam ou que seja ultrapassada pelo Limianos. Com onze jogos pela frente, ainda nada está perdido no reino laranja. Em Afife vivem-se dias mais complicados. Se na época passada por esta altura o Afifense lutava pelo acesso à subida, esta época as coisas não tem corrido pelo melhor. Com uma nova equipa técnica, os andebolistas vianenses tem apenas mais duas jornadas (viagem a Gaia e receção ao Leça na derradeira ronda) na fase regular para somar o maior numero de pontos possíveis e, assim, fugir à despromoção. Por sua vez, o Nogueirense tem uma tarefa herculeana. Com onze jornadas por disputar (dez jogos pela frente), encontra-se à partida para 16ª com menos nove pontos que o Carrazeda de Ansiães (9º). Março terá de ser um mês vitorioso para os futsalistas caso contrário é quase certa a despromoção.

Reservo agora um momento para publicidade. Amanhã, o DEV publica novo artigo de Lígia Rio. Desta vez, sobre prevenções de lesões no basquetebol, o artigo acaba por ser útil a todos os que praticam desporto. Aconselho a sua leitura. Noutro espaço, outro colaborador do DEV, Bruno de Oliveira (basquetebol), renasceu um boletim sobre basquetebol, Ressalto. Aconselho a sua leitura e aproveito para louvar o excelente trabalho que o Bruno tem feito na promoção, divulgação e crescimento do basquetebol em Viana.


Boa semana desportiva
José Domingos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.