quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Futsal: Liderança imaculada do Soutelense

O campeonato de futsal feminino da AFVC atravessa a viragem da primeira para a segunda volta. Para o que resta da prova, o Soutelense é líder incontestado, dispondo de cinco pontos de avanço sobre Castanheira e oito sobre o Santa Luzia. Os números não enganam: a turma de Rui Silva é o melhor ataque da prova, juntamente com o Santa Luzia, com 55 golos marcados, sendo ainda a melhor defesa, com somente 10 golos consentidos.


O emblema de Freixieiro de Soutelo está apostado em “roubar” o ceptro distrital ao rival Castanheira. No mini-campeonato entre candidatos, o Soutelense não deu qualquer hipótese, vencendo (4-3) em Monserrate o Santa Luzia, triunfando (4-2), jornadas depois, na receção ao Castanheira. Nas restantes partidas, o comandante passeou a sua classe.


As detentoras do título não estão a realizar um mau campeonato. A igualdade (2-2) averbada na receção ao Santa Luzia, logo à segunda jornada, foi o percalço inicial. Depois de estarem a vencer por margem confortável, a turma courense deixou-se empatar. A única derrota chegou na penúltima jornada da primeira volta, no reduto do líder. Exceto este par de tropeções, o Castanheira vincou os seus créditos de candidato. Além de derrotar o Soutelense, nesta segunda volta o clube de Paredes de Coura não tem margem para errar, tendo de esperar por outro escorregão do primeiro para renovar o seu título.


Nesta corrida a três, o Santa Luzia “parece” estar condenado ao insucesso. A juntar ao desaires acima relatados, há a assinalar uma derrota surpreendente nos Arcos de Valdevez, num verdadeiro dia de pesadelo para a equipa de Miguel Passos. A oito pontos do trono vianense, as auri-negras terão vida difícil para poder festejar o título. Vencer todos os jogos que restam não é suficiente. Fica a atenuante de ser a única formação que pode competir com o Soutelense em termos de finalização, registando os mesmos 55 golos que o líder da prova.


E porque o resto não é paisagem, refira-se que o Lanheses lidera a perseguição ao trio da frente, em igualdade pontual com a ARCAS, única equipa que roubou pontos aos clubes que estão no pódio. Entre os estreantes, o Artur Rego leva clara vantagem sobre o Cerveira, último classificado, seguindo no sexto lugar da competição. O campeonato terá o seu epílogo no início de Abril.


João Santos

1 comentário:

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.