Encurtar distâncias para a linha de água já seriam um bom balão de oxigénio
Nogueirense e Santa Luzia ocupam os últimos lugares dos respectivos campeonatos. Neste final de semana, ambos os conjuntos vianenses irão jogar no seu reduto. Contudo, os seus adversários são bem diferentes. Se o emblema de Nogueira defronta uma formação que está na zona vermelha da classificação, os auri-negros recebem o quarto classificado.
Em Santa Marta, o Nogueirense terá como adversário o Piratas de Creixomil. Seis pontos separam as duas formações, com vantagem para os vimaranenses, contudo, uma vitória recolocaria os vianenses na rota da manutenção. O melhor que a turma dos Piratas conseguiu, jogando na condição de visitado, foi um empate em cinco partidas realizadas. O pontapé da saída do encontro está marcado para as 18 horas de Sábado.
À mesma hora, em Monserrate, Santa Luzia e Mondim de Basto medirão forças. Os campeões distritais de Viana do Castelo e de Vila Real encerram assim a primeira volta do seu campeonato. Os transmontanos são quartos na classificação, a cinco pontos dos postos de subida de divisão. Apesar de não ser um encontro fácil, os auri-negros terão de pontuar para não verem cada vez mais próxima a descida de divisão.
Entre tantas batalhas, quem sairá vencedor?
As atenções dos adeptos do futsal vianense voltam a centrar-se no principal campeonato da modalidade da AFVC. Esta 13ª jornada trará consigo algumas curiosidades que os fãs quererão ver esclarecidas. Desde logo, será interessante perceber qual a resposta que o líder Ambos-os-Rios dará após a eliminação na Taça, na recepção ao Cerveira. O Fontão viaja a Caminha, enquanto Monte da Ola será palco do escaldante da partida entre Cais Novo e Ponte da Barca.
Num primeiro olhar sobre a classificação, pode-se pensar que a recepção ao Cerveira pode ser o tónico ideal para que a formação de Marino Sendão regressa às vitórias. Se é um facto que o Cerveira apenas venceu um encontro, em cinco realizados, fora de portas, não é menos verdade que a esquadra laranja é tão-somente o terceiro melhor ataque da competição. Antevê-se um jogo repleto de golos, onde o favoritismo se veste de vermelho… mas o melhor mesmo é não perder pitada a partir das 21 horas de Sábado, no Municipal de Ponte da Barca.
À mesma hora, no Municipal de Caminha, o Fontão irá procurar garantir mais três pontos no reduto do ARA. Dois emblemas com percurso diferentes, com os homens de Zé Luís a ocuparem o segundo lugar, enquanto o ARA segue no antepenúltimo lugar. Contudo, todo o cuidado é pouco e, depois de garantir um lugar na final da Taça, os jogadores limianos não vão querer deixar fugir o Ambos-os-rios.
Dois pontos. É esta a vantagem com que o Ponte da Barca irá defender no reino do Cais do Novo. Pelas 18 horas, o Pavilhão de Monte da Ola, irá ser palco de um dos jogos mais interessantes da ronda 13. Duas formações já eliminadas da Taça AFVC, tendo apenas o campeonato como única salvação da temporada. Não se tratando de um derby ou clássico, aguarda-se um jogo quente, aberto onde qualquer das equipas pode vencer.
Contudo, os grandes vencedores da partida podem ser os Amigos de Sá, o Anha e o Neiva. O conjunto dos Arcos de Valdevez recebe, no seu pavilhão, a Zona Fut, pelas 17 horas. Perante a lanterna vermelha, a turma arcoense não deverá deixar fugir os três pontos. Bem mais difícil será a tarefa do Anha, em Monte da Ola, diante do Cidadelhe, às 16 horas. Os jogadores de Agostinho Silva medirão forças com a bem organizada turma de Constantino Azevedo que coloca sempre grandes dificuldades aos seus adversários. O Caminha visitará a casa do Neiva, num jogo onde os locais só podem pensar na vitória. A partida está agendada para as 18 horas.
Em Monção, o Desportivo local defrontará o Paço Lima, pelas 17 horas. Espera-se um encontro de elevado nível. Apesar de somar apenas uma vitória em casa, o Monção é uma equipa muito experiente que costuma capitalizar todos os pontos em disputa no seu reduto. Pela frente terá, um Lavradas altamente moralizado, após um mês de Dezembro só com triunfos, tendo já neste início do mês de Janeiro garantido uma vaga na final da Taça. O Alvarães será a única equipa a ficar fora de campo, dado que irá folgar nesta jornada.
Quem conseguirá beliscar a liderança do Castanheira?
Sem dúvida, a nota de maior destaque da quinta jornada do campeonato feminino de futsal da AFVC será o facto de o comandante folgar, mas não perder a sua posição. As campeãs Soutelense visitam o reduto da lanterna vermelha, enquanto Lanheses e Santa Luzia irão medir forças num duelo muito interessante.
No plano teórico, o Soutelense terá uma tarde bem descansada, com uma visita ao reduto da Zona Fut. As segundas classificadas só podem pensar na vitória para se poderem aproximar do Castanheira, perante um adversário valenciano que ainda não marcou qualquer golo nesta competição. O encontro tem o seu início previsto para as 18 horas do próximo de Sábado.
A jornada cinco irá abrir no pavilhão da Casa do Povo de Lanheses. A União Desportiva local receberá o Santa Luzia, pelas 15 horas, numa partida que se antevê muito equilibrado. No entanto, e apesar dos dois pontos de atraso das auri-negras, o Santa Luzia parte como favorito para este jogo. Contudo, terá de correr mais que o seu opositor para poder somar mais três pontos. Na partida, a contar para a Taça, o emblema amarelo e negro venceu por sete bolas a uma.
Em Caminha, ARA e ARCAS quererão distanciar-se uma da outra. Ambas as formações com quatro pontos, tem uma boa oportunidade de subirão na classificação. A ARCAS tem mais uma partida realizada, porém vem da sua única vitória na competição. A jovem equipa do ARA não quererá deixar os seus créditos por pés alheios, desejando alcançar o seu segundo triunfo na prova. O jogo tem o seu pontapé de saída previsto para as 19 horas.
Começa corrida para destronar o Nogueirense
O campeonato distrital júnior de futsal da AFVC tem o seu pontapé de saída no próximo domingo de manhã. Com o multi-campeão, Nogueirense a folgar logo na ronda inaugural, os restantes pretendentes tem a oportunidade de mostrarem o que valem. A Taça AFVC mostrou que será preciso contar com o Ambos-os-Rios. E o campeonato que certezas trará?
Em Monte da Ola, o Anha terá a ocasião de entrar no campeonato com o pé direito. Perante o Paço Lima, os canarinhos são amplamente favoritos. Apesar da honrosa prestação na taça, o emblema da Barca não somou qualquer ponto, sendo goleado pela turma de Manuel Ribeiro.
Contudo, os jovens anhenses evidenciaram muitas oscilações na sua postura e atitude dentro de campo ao longos dos encontros da Taça AFVC. Essa poderá ser uma das lacunas que a equipa barquense poderá explorar. A bola começará a rolar pelas 11 horas da manhã.
No Municipal da Barca, a história será diferente. O encontro entre Ambos-os-Rios e Alvarães perspectiva-se mais equilibrado. Na primeira fase da taça, no mesmo local do jogo de domingo, os dois conjuntos empataram a cinco golos.
Os encarnados alcançaram um lugar na Taça AFVC, deixando antever que será necessário tê-los em conta na discussão do título distrital. O Alvarães regressa esta temporada às competições juniores de futsal da AFCV com vontade de não deixar os seus créditos por pés alheios.
Jogos com Fontão deixam marcas no Campeonato
As partidas de Anha e Ponte da Barca, a contar para a Taça da AFVC, irão deixar as suas marcas para os encontros da 13ª jornada do campeonato. Judeu, do Ponte da Barca, e Hugo e Pedrinho, do Anha, irão cumprir um jogo de suspensão na sequência das suas expulsões nas partidas dos quartos-de-final e meias-finais, respectivamente, da Taça. O guardião Ricardo, Amigos de Sá, cumprirá o segundo e último jogo de suspensão.
JS
voltar: Futsal
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.