terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Quarteto procura toque inédito na Taça AFVC

A tarde do próximo Domingo será especial para a história de quatro clubes. O quarteto formado por Fontão, Anha, Neiva e Paço Lima nunca conseguiu saborear o prazer de conquistar a Taça AFVC e dois deles terão a oportunidade única de se defrontar na grande final. Se as formações de Ponte de Lima e de Monte da Ola se estreiam nestas andanças na prova, os emblemas de Sandiães e de Ponte da Barca repetem a presença das meias-finais alcançada na época passada. Seja como for, a final da Taça AFVC, versão 2009/2010, terá dois estreantes.

Na sua segunda época a competir na AFVC, em futsal, o Fontão alcançou pela primeira vez as meias-finais da Taça. Na temporada passada, a equipa limiana foi eliminada na fase de grupos, ficando entalada no mesmo grupo que Neiva e Santa Luzia. Apesar de conseguir ser a única formação a bater a turma de Pedro Ferreira, não conseguiu livrar-se do último lugar. Este ano, o conjunto verde já eliminou da competição, o Alvarães e o Ponte da Barca, sempre no seu Gimnodesportivo.


A equipa de Agostinho Silva conseguiu, finalmente, ultrapassar a barreira dos quartos-de-final. Apenas na sua terceira época inserida nas provas da AFVC, o Anha chega às meias-finais pela primeira vez. Nos anos anteriores, Vianense e Santa Luzia desfizeram o sonho canarinho. Agora tudo estará nos pés dos jogadores anhenses, sendo o céu o seu limite.


A história é bem diferente no caso do Neiva. Pese o facto de cumprir a sua terceira temporada nos quadros da AFVC, a equipa de Sandiães habituou os seus adeptos a grandes campanhas quer na Taça quer no campeonato. Há duas épocas atrás, a formação limiana alcançou a final, perdendo-a para o Ambos-os-Rios, por 3-2. Na edição do ano passado, apenas o Santa Luzia impediu que o Neiva pudesse chegar à final.  Este ano, o actual sétimo classificado do campeonato da AFVC tem todas as condições para ir longe na Taça.


Entre este quarteto de formações, presente nas meias-finais da Taça, o Paço Lima é uma das equipas com mais tradição na modalidade no nosso distrito. Depois de um interregno de algumas épocas, a equipa dos Lavradores do Lima regressou em força. Pelo segundo ano consecutivo marca presença nas meias-finais da Taça e apenas depende de si para poder alcançar o seu primeiro título no escalão sénior.


JS

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.