domingo, 18 de agosto de 2013

Volta a Portugal: Jornada tranquila na consagração de Marque!

Terminou a edição diamante da Volta a Portugal em Bicicleta. Alejandro Marque (OFM/Quinta da Lixa) foi o grande vencedor da 75ª Volta, com quatro segundos de vantagem sobre o colega de equipa, Gustavo Veloso. Rui Sousa voltou a subir ao lugar mais baixo do pódio, pelo terceiro ano consecutivo.

Numa tirada com extensão de 130km, e partida e chegada a Viseu, pouco ou nada havia por decidir. Desde logo quatro homens escaparam, sobrevivendo apenas Hugo Sancho (LA Alumínios/Antarte) e Paul Poux (SOJASUN) que tiveram cerca de dois minutos e meio de vantagem, que viria a ser anulada pela Caja Rural, com a ajuda da OFM/Quinta da Lixa.

Nos derradeiros quilómetros, a Efapel/Glassdrive saltou para a cabeça do pelotão, para lançar o sprint de Filipe Cardoso. Sobre a meta, Rui Sousa foi o melhor vianense (23º), gastando mais três segundos que o vencedor Jacob Keough (Unitedhealthcare). César Fonte foi apenas 57º, perdendo mais nove segundos para a frente da corrida.

Sinal vermelho para as conquistas. Em matéria de camisola, a amarela estava “presa” ao corpo de Marque. E, nem um contratempo mecânico impediu o desfecho anunciado. Na corrida dos pontos, Rui Sousa entrou para esta 10ª etapa com a camisola vermelha no corpo, mas teve de a despir para entregar a Manuel Cardoso (Caja Rural). Curiosidade, para o fato de ambos, juntamente com Edgar Pinto (LA Alumínios/Antarte) terem terminado com 85 pontos, cada.

O “rei” da montanha foi Márcio Barbosa (LA Alumínios/Antarte) que cilindrou a concorrência, com 104 pontos. O casaque Vladislav Gurbonov (Continental Team Astana) arrecadou a liderança da juventude. Na geral por equipas, a Efapel/Glassdrive desforrou-se da OFM/Quinta da Lixa, vencendo a prova, com 11 segundos à maior. Para esta vitória, muito contribuiu o 21º lugar final de César Fonte.

João Cerqueira Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.