sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Volta a Portugal: Em Viana, Sousa é quem mais ordena!

Juntos na vitória, Rui Sousa e César Fonte de braços bem abertos
Na chegada a Santa Luzia, com a Princesa do Lima como pano de fundo, Rui Sousa, ciclista natural de Barroselas, levou ao rubro a multidão presente. Vencedor da etapa desta sexta feira, beneficiando do engano no percurso do colega de equipa Joni Brandão e do búlgaro Danail Petrov (Caja Rural) já nos metros finais, o corredor da Efapel-Glassdrive cortou a linha de meta ao sprint, num festejo [n.d.r. Olhos bem abertos] que diz bem do significado desta tirada para um dos adorados filhos da terra.

Além da vitória na etapa, que contou com o prémio de montanha de 3.ª categoria, Rui Sousa conquistou a liderança dos trepadores, vestindo assim a Camisola Azul. "Esta vitória, a mais desejada, é o concretizar de um sonho, e, evidentemente, é a cereja em cima do bolo. São emoções e sensações inesquecíveis, que ficam para a vida. Quero ganhar a Volta a Portugal, mas triunfar na minha cidade, junto aos meus adeptos, nesta paisagem linda, é uma emoção indescritível. Gostava de ter conseguido já hoje a Camisola Amarela para a dedicar a todos os que me apoiam. Agradeço a toda a gente que se deslocou aqui, foi um grande espetáculo de ciclismo", afirmou, à RTP, o corredor de 37 anos.

Ouvido pelo Desporto em Viana, o também vianense César Fonte, colega de equipa e amigo de Rui Sousa, destacou o "dia perfeito", onde "o objetivo da equipa era ter o menos gasto possível e subir lugares na classificação geral. Ver o Rui é uma sensação única. Sei que esta vitória é muito importante, vai dar-lhe ainda mais força para vencer a Volta a Portugal", concluiu.

Rui Sousa deu uma alegria aos vianenses, em particular
No decorrer de grande parte da etapa, um grupo de dez fugitivos comandou a linha da frente, mas apenas Joni Brandão (Efapel-Glassdrive) e Alfredo Balloni (Flaminia) conseguiram resistir praticamente até ao final, absorvidos também eles pelo pelotão. No término da tirada, quando já se preparava o sprint final, Brandão, campeão nacional de estrada, acabaria por sofrer uma queda com Danail Petrov, permitindo assim a Rui Sousa soltar o grito triunfante de vitória, a primeira portuguesa na competição.

À partida para etapa três desta 75.ª Volta a Portugal em Bicicleta, num percurso de 165,8 quilómetros, entre a Trofa e Fafe, o suíço Marcel Wyss (IAM Cycling) lidera a prova rainha do ciclismo nacional, seguido, respetivamente, pelo Vila Franquense César Fonte (Efapel-Glassdrive), hoje [sexta feira] quarto classificado, e Rui Sousa, com uma diferença de quatro segundos.

Pedro Borlido

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.