quarta-feira, 5 de junho de 2013

Esgrima: Santos venerado no campeonato nacional

Gael Santos, atleta da Escola Desportiva de Viana (EDV), sagrou-se no passado Sábado, 1 de Junho, campeão nacional de florete. Regressou assim ao campeonato português e levou a melhor sobre os demais atletas, numa competição da Federação Portuguesa de Esgrima, com o apoio da Academia de Esgrima João Gomes e da Câmara Municipal da Amadora.

O atleta vianense, apesar de ter feito o trajecto desta época essencialmente num clube francês, não esqueceu o clube do coração. Tendo esta oportunidade de poder competir por duas equipas em países diferentes, veio a Portugal e representou as cores da EDV. Melhor resultado não podia ser alcançado. Em dia da criança Gael com certeza não escondeu o contentamento e mostrou continuar em boa forma.

Na semi final Gael venceu António Silva (AEJG) por 15-13, enquanto, na final, colocou Noite (SCP) em plena escuridão ao conseguir o resultado esmagador de 15-6.

Fez jus ao ditado que a vingança se serve fria e vingou a derrota que o colega de modalidade lhe tinha imposto no ano passado. Noite tinha sido feliz e sagrou-se campeão, desta feita Gael apresentou-se em boa forma e roubou o galhardete fazendo deste dia um dia feliz.

Um ano fora e Gael conseguiu o título que lhe andava a fugir por pouco e, desta vez, sem necessidade de os Santos intervirem, Santos, como é chamado, é mesmo campeão nacional de florete absoluto.

No Domingo estiveram em destaque Carolina Oliveira, Helena Afonso, Joana Correia e Ana Rita Azevedo. Estas competiram em equipa e ficaram na terceira posição, bem perto de chegar à final.

Ainda há pouco Carolina Oliveira, Helena Afonso e Ema Felgueiras se tinham sagrado campeãs nacionais de iniciadas. Para isso bateram, na final, as lisboetas da AEJG, por 45/36. Para trás deixou as antigas detentoras do troféu, atletas da Academia de Esgrima João Gomes (45/36).

Nessa altura, na competição individual, Carolina Oliveira sagrou-se vice-campeã nacional, sendo derrotada na final pela Beatriz Mateus, do Ginásio Clube Português. Helena Afonso classificou-se no 5º lugar e a Ema Felgueiras terminou na 17ª posição.

Na competição masculina, Rodrigo Rego terminou no 9º posto e Rui Cruz no19º lugar.

Marisa Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.