segunda-feira, 3 de junho de 2013

Ciclismo: Vitória a dobrar para César Fonte no GP Jornal de Notícias

César Fonte (foto: DEV)
O ciclista vianense César Fonte (Efapel – Glassdrive) conquistou a 24ª edição do Grande Prémio do Jornal de Notícias. Ao vencer a segunda etapa, este domingo, numa ligação entre o Parque da Agonia, em Viana do Castelo, e a Avenida dos Aliados, no Porto, César Fonte cortou a meta em primeiro lugar, ganhando os 10 segundos de bonificações, suficientes para ultrapassar Délio Fernandez (OFM – Quinta da Lixa).

Na Princesa do Lima, a manhã raiou com um sol risonho e boa disposição que envolveu o Parque da Agonia. A partida fictícia teve lugar bem no coração de Viana, com a partida real a ser dada em frente em Motel Postilhão, no Cais Novo, Darque. Bem cedo, César Fonte esteve na fuga, na fase mais dura da etapa, com mais 16 ciclistas, entre eles Filipe Cardoso, o melhor classificado entre os elementos da Efapel.

Ao vencer as metas volantes, a camisola amarela começava a ajustar-se a Filipe Cardoso. Contudo, o desentendimento entre os escapados levou à anulação da fuga pelo pelotão, aumentando a emoção na discussão da vitória final. Até que, a cerca de 10 km da meta, César Fonte voltou a fugir, desta feita com o colega de equipa Sérgio Sousa e Délio Fernadez.

Em plena Avenida dos Aliados, aproveitando o desgaste do galego, César ergueu os braços no ar para acolher as bonificações que lhe deram a vitória na prova. Destaque ainda para Rui Sousa – chegou integrado no pelotão, no 18º lugar, gastando mais 45 segundos – que vai dando mostras de estar a subir de rendimento. Sandro Pinto esteve mais discreto, sendo 36º, a 2m45 de César Fonte.

“Todos querem vencer esta prova… Não vou esquecer este domingo”. Foi com visível emoção que César Fonte confessou como não ser possível “esquecer este domingo”, ao portal da sua equipa, a vitória no Grande Prémio JN. “Todos querem vencer esta prova. Parti da minha região, Viana do Castelo, e fruto de um trabalho colectivo foi possível esta grande vitória.”, confessa o ciclista vianense que agradeceu “o apoio de todas as pessoas que o tem ajudado”, desde os colegas aos adeptos, passando pelo director desportivo da Efapel Glassdrive.

Numa etapa onde a emoção foi “rainha”, ao portal de federação portuguesa de ciclismo, César Fonte fez a sua análise da corrida. “A equipa esteve sempre ao ataque. O objectivo era trabalhar para o Filipe Cardoso que era o nosso melhor homem. O grupo da frente começou a partir-se e ataquei a 10km do fim. Ficamos os três na frente. Na parte final, aproveitei a boleia do Délio Fernandez e só tive de sprintar para ganhar”, sintetiza o vencedor da 24ª edição do GP Jornal de Notícias, à frente de Carlos Pereira (Carmin – Tavita), com um segundo de vantagem.

João Cerqueira Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.