sexta-feira, 24 de maio de 2013

+Viana: Construção de navios para a Venezuela arranca segunda-feira

A construção de dois navios asfalteiros para a Venezuela vai arrancar na segunda-feira nos Estaleiros de Viana com a chegada do primeiro lote de aço, anunciou à Lusa a secretária de Estado da Defesa.

"É uma boa notícia para a atividade industrial e, logo, é uma boa notícia para todos porque é isso que, em última análise, interessa aos trabalhadores, interessa à empresa e interessa ao governo português, interessa à atividade e à reindustrialização do nosso país", afirmou à Lusa Berta Cabral.

Este contrato com a empresa de Petróleos da Venezuela (PDVSA), no valor de 128 milhões de euros, foi rubricado em 2010 mas a construção nunca chegou a arrancar devido às dificuldades financeiras e de contratação pública sentidas pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), tendo sido alvo de sucessivas renegociações.

Trata-se do único contrato ativo na carteira de encomendas dos estaleiros de Viana e implica a construção de dois navios de 188 metros de comprimento destinados ao transporte de asfalto a altas temperaturas.

"Para nós é um sinal [início do corte do aço] muito positivo para a manutenção desta atividade industrial em Viana do Castelo, que é obviamente aquilo que nos motiva neste momento, é levar este contrato até ao fim", disse ainda a secretária de Estado adjunta e da Defesa Nacional.

O anúncio da entrega do aço, encomendado em abril pela administração dos estaleiros a um fornecedor da Macedónia, coincide com a reunião, na Venezuela, da Comissão Mista de Acompanhamento Bilateral dos negócios entre os dois países, em que participou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.