sexta-feira, 22 de março de 2013

Santos da Casa: Transformar vantagens em benefícios

A língua portuguesa é rica em equívocos, onde cada palavra tem um e só um significado. Questões menores para uns, para outros faz toda a diferença. Vantagens e benefícios poderão, a priori, querer dizer o mesmo, contudo não serão exactamente iguais. Ao longo destas linhas gostaria de abordar as vantagens (e os benefícios) de campeonatos com segundas fases e as equipas “B”.

No concelho de Viana do Castelo, estas questões levantam-se com maior premência nas modalidades de Futebol, Futsal e no Basquetebol. Dado o período de emagrecimento do investimento, perante a crise generalizada, a escassez de clubes leva a uma ginástica mental por parte das entidades organizadoras para garantir um calendário abrangente, sem nunca descurar a competitividade, que se deseja sempre inerente.

A verdade é que a competição é uma das mais beneficiadas com a introdução das segundas fases. Tanto em termos nacionais – veja os casos dos nacionais de iniciados e juvenis em Futebol – como nas provas distritais – este final de semana, chegam ao fim as primeiras fases dos campeonatos de iniciados de futebol e seniores masculinos de futsal – com a própria luta pelo apuramento para a fase final a constituir-se um centro de interesse ao longo da primeira metade da temporada.

Controlo de custos, garantir que as equipas não são penalizadas pelas dificuldades em organizar uma pré-época condizente com os objectivos proposto e a valência dos jogos da primeira fase constituem vantagem que, no campo, se transformam em benefícios com vários clubes a animar as últimas jornadas, mantendo-se um maior número de clubes em luta direta por um objectivo tangível, ajudando a que as grandes decisões possam surgir numa fase mais adiantada da temporada.

A maior vantagem das equipas “B” é colocar um maior número de atletas numa espécie de “placa giratória” ou numa “redoma” que, em breve, poderá alimentar a equipa “A”. Discutir se as equipas B podem ou devem ter acesso às fases finais dos campeonatos não será a mais importante das questões, uma vez que o maior benefício que trazem aos clubes é garantir a continuidade do seu trabalho, vital, sobretudo, na (continuidade) da formação.

João Cerqueira Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.