quarta-feira, 27 de março de 2013

Festa Basquetebol: ABVC toda na divisão 2

Momento da chegada do autocarro (foto: DEV)
Desportivamente a Festa do Basquetebol não correu de feição à Associação de Basquetebol de Viana do Castelo (ABVC). Das quatro selecções de Viana, os sub16 eram os únicos na divisão 1. No final e para a Festa do próximo ano as quatro selecções competem na divisão 2. O evento que teve lugar em Albufeira, de 20 a 24 de março, concentrou durante cinco dias as selecções distritais de basquetebol de sub14 e sub16.

As dificuldades que a selecção de sub 16 masculina iria enfrentar eram conhecidas. Competir na divisão 1 implica um enorme esforço físico e saber lidar com resultados adversos. No primeiro dia de competição, os atletas vianense estiveram perto de conseguir o objectivo da manutenção – para tal bastava uma vitória. Todavia, contra a AB Algarve a vitória ficou a sete pontos e no jogo frente a Setúbal faltaram pernas para os últimos minutos de jogo.

No segundo dia de competição, sabendo que era imperioso conseguir uma vitória, os atletas vianenses de tudo fizeram para o conseguir mas o desgaste da véspera fez mossa, tendo a ABVC perdido os dois jogos. Relegados para a divisão 2, no jogo de atribuição do 11º/12º lugar, a ABVC não conseguiu levar de vencida a AB Madeira, terminando em 12º.

Com a mesma idade, mas no feminino, as cadetes não conseguiram ascender à divisão 1. No entanto, as meninas de Fonseca venceram os dois jogos no primeiro dia mas no segundo dia a sorte inverteu-se. No jogo da discussão do 11º/12º, as vianenses perderam com AB Santarém, terminando em 12º

Nos sub 14, com uma derrota averbada no primeiro dia o destino ficou logo traçado: manutenção na divisão 2. Até ao final da festa, os iniciados vianenses honraram as cores de Viana, tendo os rapazes terminado em 14º e as raparigas em 13º, melhorando a qualidade de jogo com o decorrer do torneio.

No último dia da Festa, a comitiva vianense assistiu às finais e viajou no final rumo a casa, tendo chegado a Viana do Castelo pelas 23h30.

José Domingos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.