segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Hóquei: Juventude ficou a ver o título por um canudo

Atletas agradecem ao muito público (foto: DEV)

No início do jogo as contas eram simples, bastava um empate para 25 anos depois a Juventude de Viana sagrar-se campeã regional, em juniores. Todavia, no final do jogo entre o HC Braga e os laranjinhas, os 12-3 finais não espelhavam a realidade do que aconteceu no ringue nem no campeonato. Foi uma tarde complicada para os jovens jogadores, bem como o numeroso público que viajou de Viana do Castelo até ao pavilhão das Goladas, em Braga, neste domingo, dia 3. O título, esse, ficou para o HC Braga.

O jogo começou a um ritmo impressionante. Com a bola a rondar as duas balizas, os locais apresentaram uma energia sem limites e Miguel Lima foi adiando o golo até aos 7 minutos. Os juniores vianenses não reagiram da melhor forma ao golo sofrido e sofreram o segundo aos 11. Ainda no mesmo minuto, Rui Araújo, recém-entrado abriu i festival de bolas no ferro dos vianenses.

Se os miúdos de Pedro Sampaio demonstravam pontaria demasiado afinada, os bracarenses apenas viam as redes de Miguel Lima e aos 13 fizeram o terceiro. Na resposta, Caçador, aos 17, e Valério, aos 20, voltaram a fazer cantar os postes de um impenetrável guardião bracarense. Miguel Lima foi defendendo a avalanche de remates bracarenses e aos 21 defendeu um penalty, a recarga e a recarga da recarga!

No último minuto da primeira parte o espectáculo foi estragado. Primeiro com a expulsão exagerada a Rui Araújo e pouco depois a um jogador do HC Braga. Pelo meio, o Braga ampliou para 4-0.

Na etapa complementar, os laranjinhas procuraram no início reagir à desvantagem mas o desacerto de Afonso Lima aos 29’ (falha livre direto) e de Caçador aos 30’ (falha penalty) demonstraram a tarde menos boa destes jovens. Aos 31’ e 32’ o HC Braga ampliou para 6-0. Gustavo Lima ainda fez os vianenses gritarem golo aos 36’, na cobrança de um livre direto mas ao golo vianense o Braga respondeu com mais três.

O inconformado Francisco Lima marcou um golo de raiva aos 43’ (9-2) e Valério também marcou aos 49’ (11-3). Pelo meio, Miguel Lima defendeu novo livre direto e outro penalty. No final do jogo, o peso de derrota era evidente na cara de todos.

Segue-se agora a fase nacional, onde a Juventude de Viana marca pela terceira vez consecutiva e onde tem a companhia do HC Braga, OC Barcelos e três equipas da AP Porto.





Juventude Viana
Cinco Inicial: Miguel Lima, Francisco Lima (1), Gustavo Lima (1), Afonso Lima, Caçador
Jogaram ainda: Rui Araújo, Valério (1), Manu, André Costa



José Domingos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.