quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Santos da Casa: Haverá uma luz ao fundo do túnel em 2013?

As mensagens que os nossos políticos nos deixaram, às portas do novo ano, não são as mais animadoras. A propalada crise poderá fazer nascer milhares de lágrimas nos rostos dos portugueses. A cultura e o desporto poderão (e deverão) ser o escape privilegiado. Viana do Castelo não fugirá a uma regra que Portugal parece condenado.

Mas 2013 poderá ser o ano da diferença… pela positiva! E eu acredito! Tenho confiança no trabalho que está a ser desenvolvido no nosso distrito, pelos nossos agentes. De forma transversal, dos mais pequenos aos mais graúdos, esperam-nos muitas alegrias, sem nunca descurar o muito trabalho que ainda há a fazer para diminuirmos as diferenças para os distritos potencias no nosso país.

A Juventude de Viana parece embalada para o regresso ao convívio dos grandes da modalidade. Arrumada a casa, as oito vitórias consecutivas devolveram a crença aos exigentes adeptos laranjas e as exibições convencem! Em Afife, mora uma equipa de futsal que está a dar cartas na III divisão. A manutenção está muito longe de estar assegurada, contudo o trabalho de Rui Paulo tem os seus frutos à mostra.

E o futsal parece ser mesmo a modalidade da moda em Viana. Os campeonatos seniores da AFVC estão ao rubro. Nas meninas, a discussão promete ser até ao fim, numa prova que continua a crescer. Entre os senhores, a discussão pelo trono da AFVC irá durar até Maio. Em Juniores, o campeonato está verdadeiramente ao rubro, num ano que marca o regresso ao ativo das equipas femininas. Quem ganha? Você, amante do desporto.

Contudo, há a destacar o Clube Basquete de Viana (CBV) que continua a realizar uma excelente campanha na CNB 2, onde tem legitimas aspirações a discutir um lugar de acesso à fase final. Entre as camadas jovens, CBV, em masculinos, e EDV, em femininos, prometem defender o nome de Viana com os bons resultados a que tem habituado os vianenses nas épocas anteriores.

Reside no hóquei e no andebol sérias esperanças de grandes resultados. A Juventude de Viana está em excelente posição para resgatar um título regional que lhe foge há muitas temporadas. O bom trabalho levado a cabo por João Pedro, no Afifense, poderá dar muitos e bons resultados no Nacional da II divisão de Juvenis, após a conquista do Torneio de Abertura. E atenção à EDV que tem condições para ver as suas equipas nos campeonatos nacionais de Hóquei em Patins.

No mundo do Futebol, que o DEV abraça pela primeira vez, poderemos (re)ver uma equipa numa segunda fase de uma prova nacional. Os iniciados do Barroselas têm feito muitos vianenses sonhar e, a duas jornadas do final da primeira fase, tudo é possível. Da mesma forma, os juvenis do Barroselas e os iniciados do Vianense e Artur Rego sonham com a permanência nas competições da FPF que ainda só depende deles.

Mas, há muito mais desporto. Miguel Ribeiro (Atletismo) e César Fonte (Ciclismo) são dois jovens que muito poderão dar à Princesa do Lima. E por falar em bicicletas, apesar de todo o infortúnio, há razões para acreditar que 2013 possa ser o ano de Rui Sousa vencer a Volta a Portugal. Esgrima (EDV), Ginástica (EDV) e Natação (EDV e Viana Natação Clube) prometem estender por mais 365 as alegrias em Viana.

Como vê, caro leitor, tem muitas e boas razões para pensar que 2013 poderá ser um ano com muitas dificuldades, é certo, porém onde não faltará alegrias. Faça como estes campeões que fomos enumerando (sem esquecer os muitos outros que por manifesta falta de espaço não foram mencionados, contudo não foram, de todo, esquecidos): trabalhe, lute e seja, você mesmo, um campeão! Bom ano.

João Cerqueira Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.