quinta-feira, 4 de outubro de 2012

+Viana: Potenciar ligação Porto-Vigo é prioridade

A modernização da Linha do Minho foi apresentada na Comissão Europeia, em Bruxelas, como "uma prioridade" pelos governos de Portugal e Espanha, para potenciar a ligação entre Porto e Vigo, disse, ontem [quarta feira], o presidente do Eixo Atlântico, José Maria Costa.

Segundo o presidente do Eixo Atlântico e autarca de Viana do Castelo, os responsáveis comunitários informaram que a ministra do Fomento de Espanha, Ana Pastor, já atribuiu "caráter prioritário" a este projeto, sendo intenção de Madrid prever fundos comunitários para o mesmo, numa convocatória extraordinária a lançar em novembro.

Os dirigentes da Comissão Europeia aceitaram ainda o convite do Eixo Atlântico para participarem, em novembro próximo, numa cimeira a realizar em Monforte de Lemos, Galiza, na qual serão debatidas as ligações ferroviárias de passageiros e mercadorias que servem a eurorregião.

Os dirigentes do Eixo Atlântico defendem o início do processo de modernização da Linha do Minho, entre Nine e Valença, do lado português, para que as obras arranquem já suportadas pelo próximo quadro comunitário de apoio, que inicia em 2014, com uma candidatura conjunta dos dois países e num investimento global que poderá rondar os 180 milhões de euros.

O objetivo é apresentar uma ligação ferroviária entre as duas maiores cidades da eurorregião, Porto e Vigo, de "elevada prestação", ou seja, em menos de metade das mais de duas horas que leva, atualmente, a assegurar o mesmo serviço.

"O percurso entre Porto e Vigo em alta prestação começa a ser uma realidade", assumem os dirigentes do Eixo, após as reuniões realizadas nos últimos dias em Bruxelas.

Redação/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.