sábado, 27 de outubro de 2012

Futebol: Vianenses em busca de pontos rumo à salvação

A série A do Campeonato Nacional de Iniciados vê a primeira volta chegar ao fim. Na 11ª jornada, somente o Vianense jogará fora de portas. “Fora de horas” atuará o Artur Rego, jogando somente na tarde de domingo (15 horas). As duas equipas citadas estão em dificuldades na tabela, contrastando com o Barroselas que poderá fechar o ciclo, extamente, a meio da tabela.

Beneficiando do fator casa, o conjunto azul e amarelo recebe, no domingo (11 horas), um velho conhecido. Os gilistas têm sido clientes habituais, ao longo das derradeiras quatro épocas. Contudo, nos cinco jogos realizados, na Princesa do Lima, o galo só roubou pontos 2010/2011 – quando impôs um nulo – no restante, perdeu todos os embates, inclusive uma partida referente ao Torneio Emídio Magalhães, disputado na época passada.

Após um excelente início de temporada, o Gil Vicente atravessa um momento complicado, tendo vencido um dos últimos quatro jogos. No terceiro e último lugar de acesso à fase seguinte, o galo pode ver a sua vantagem (5 pontos, face aos vianenses) ser reduzida. O Bragança colocou um ponto final no estado de graça do Barroselas, na última jornada, contudo a equipa de Nuno Lima pode fazer esquecer as vitórias gilistas sobre Artur Rego e Vianense.

Precisamente, o clube do clã Rego defronta o Bragança, no domingo à tarde. Sem qualquer ponto somado, a formação vianense deseja evitar o pleno de derrotas, perante um adversário que se prevê complicado e que não tem margem de erro na luta pelo terceiro lugar. Nessa discussão, o Vizela terá uma palavra a dizer, sendo nessas condições que receberá o Vianense.

O saldo dos confrontos em Vizela não sorri aos azuis, uma vez que em três encontros, os de Viana perderam os dois últimos, sempre pela margem mínima (0-1). Um duelo interrompido por quatro épocas e que, no domingo, não se afigura fácil. Apenas o SC Braga conseguiu vencer em Vizela, com o Bragança a sair com um ponto. Cinco derrotas em seis jogos explicam o porquê dos pupilos de Eduardo Afonso ocuparem a antepenúltima posição.

João Cerqueira Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.