domingo, 16 de setembro de 2012

Hóquei: Sonho português desfeito a seis segundos do fim

E o sonho ficou a seis segundos de se tornar realidade! No Pavilhão Rota dos Móveis, a seleção nacional de Hóquei em Patins perdeu o título europeu em cima do apito final. Na sétima e última jornada da prova, a formação de Rui Neto teve o pássaro na mão, contudo deixou-o fugir para o país vizinho, que assim sagrou-se heptacampeão europeu, o 16º do seu historial.


Reinaldo Ventura deixou o primeiro aviso, acertando em cheio no poste. Valter Neves mostrou melhor pontaria, quando inaugurou o marcador. O capitão da turma das quinas redimiu-se, furando as redes espanholas com um míssil. Aos sete minutos de jogo, Portugal vencia (2-0) e controlava as operações. A fúria espanhola fez-se sentir e Portugal tremeu. Pedro Gil reduziu e Jordi Bargalló – a figura do encontro – empatou de grande penalidade.

Já depois de Diogo Rafael ter acertado na trave, Reinaldo Ventura voltou a colocar os lusitanos na frente do marcador, na conversão de uma grande penalidade. A abrir a segunda parte, a 10ª falta de equipa da equipa Carlos Ferriche levou Reinaldo Ventura para a marca do livre direto mas este atirou ao lado. Na resposta, em contra-ataque, Bargalló, voltava a empatar a partida.

Portugal acusou o toque e perdeu a serenidade evidenciada ao longo da primeira parte. Após o cartão azul a Adroher, Reinaldo Ventura voltou a desperdiçar um livre direto e nem Jorge Silva conseguiu fazer melhor, depois da 15ª falta espanhola. Bem melhor fez Pedro Gil que silenciou Paredes ao fazer o 3-4. Segundos depois, Reinaldo Ventura fez explodir o público, convertendo uma grande penalidade.


Estávamos a pouco mais de cinco minutos do final do jogo, porém a equipa de Rui Neto mostrou-se pouco serena, com perdas constantes da posse de bola. Pedro Gil e Jordi Bargalló personificaram, na perfeição, a fúria espanhola que furou a resistência lusa, a seis segundos do fim, após uma perda de bola infantil.

Italianos de bronze lideraram o pelotão (do resto) europeu

A Espanha voltou a fazer a festa, desta feita em sola nacional. A formação de Caros Ferriche conquistou o seu 16º título europeu, relegando os pupilos de Rui Neto para o segundo lugar. O grande destaque vai para a Itália que assegurou o terceiro lugar.

Os transalpinos não entraram bem na partida, com os suiços a adiantarem-se no marcador. A reação da “squadra azurra” não tardou, com a Itália a vencer por 4-1. Com a vitória (4-3) sobre a Alemanha, a França ascendeu ao quarto lugar, com os mesmos pontos da Suiça, mas vantagem no confronto direto.

Os alemães tiveram de se contentar com o sexto lugar, com apenas uma vitória diante da Inglaterra. Os ingleses foram os primeiros a terminar a sua participação neste 50º Campeonato da Europa, onde não somaram qualquer pontos, folgando no último dia.

João Cerqueira Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.