sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dito e Feito: "Troikamos" tudo pelo futebol!

Definitivamente a palavra Troika deverá em breve ser elevada à categoria de verbo, mas apenas conjugado no imperativo, face à atual situação que vive o país. Não quer dizer que não permita outros jogos de palavras e, mais do que isso, que seja sinónimo de um esforço desmedido para atingir um suposto equilíbrio.

Recentemente foi noticiada a extinção de um clube histórico no cenário do basquetebol, o Barreirense. E tudo porquê? Em nome do futebol. O futebol que move multidões, o futebol que move milhões, o futebol que para muitos é um encontro excelente de emoções. É uma rima pobre e simples que exprime, porém, a realidade que nos deparamos e caminhamos. Mais uma vez a razão de existência do Desporto em Viana eleva-se: Não pode ser só futebol!

A situação é difícil, mesmo olhando de prismas diferentes, é certo. Além do Barreirense, já o Futebol Clube do Porto tinha anunciado a desistência da Liga Portuguesa de Basquetebol, e mais, até os resistentes e principais clubes da Liga optaram por desistir das competições europeias, para poupar os seus cofres.

Falamos aqui de um patamar profissional, vamos descer ao amador onde os gastos não são na mesma proporção, no entanto, a entrega e vontade dos atletas é tanta ou maior e as dificuldades são o pão nosso de cada dia. Muitos clubes vivem a contar tostões para poder manter as várias modalidades nas competições a que se propõem. Muitos atletas despendem literalmente tempo e dinheiro em prol do amor a uma camisola que não diz futebol.

Estamos numa fase de "troikar" tudo. Ainda assim, lembremo-nos que não devemos "troikar" o que nos faz bem. DEVemos fazer um esforço por apoiar as várias modalidades e os atletas, sobretudo os amadores. É por estes e por outros anónimos, que lutam contra o clima de fatalidade criado, que um projeto como este dá tanto gozo, afinal com palavras se tenta que contrariar uma tendência que nos vai extinguindo o arco íris do desporto. Portanto, é antigo mas bem dito, a união faz a força e quanto mais todos nos ajudarmos, mais facilmente venceremos com todas as modalidades dignificadas, como assim o merecem.

Futebol, Basquetebol, Andebol, Natação, Hóquei, Ciclismo, Atletismo, Esgrima, Futsal, Râguebi, Voleibol, Canoagem, etc, fazem todos falta senão veremos tudo a uma cor. Aí já não se podia dizer “e que seria do azul se não houvesse cor de rosa?”. E porquê? Porque estaríamos num cenário demasiadamente negro e só com futebol não se fazem milhões felizes.

A felicidade que não pode ser “troikada” por nada!

Marisa Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.