quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Volta a Portugal: À volta da Volta

Alexandre Santos, jornalista da RTP
Em dia de descanso, o Desporto Em Viana traz-lhe uma perspetiva diferente da Volta a Portugal em bicicleta. Os amantes do ciclismo conhecem bem os protagonistas, aqueles que diariamente percorrem os caminhos de Portugal e aparecem na televisão a festejar vitórias ou a repensar estratégias. Desconhecidos são outros atores, que apesar de não interpretarem o papel principal são essenciais para a realização da maior prova de ciclismo nacional.

Carlos Guimarães é quem autoriza os ciclistas a darem a primeira pedalada nas etapas. Já participou em catorze Voltas como Juiz de partida, de chegada e até cronometrista e garante que não é um trabalho fácil. “Quando os ciclistas são prejudicados todos querem ter razão, mas, como no futebol, nós somos os árbitros da estrada e quem manda somos nós”, afirma. Agora é tempo de despedida, já que a idade não permite a continuação na prova. Ficam as saudades antecipadas de algo que ainda nem sequer terminou.

Sem pedalar, mas a acompanhar ao segundo as movimentações da corrida anda Alexandre Santos, jornalista da RTP. A primeira Volta em Sevilha, no ano de 1998, ainda ao serviço da Rádio Renascença, despertou uma paixão pela qual anseia ardentemente durante todo o ano. “Há uma adrenalina constante e acabamos por ficar completamente ligados à corrida e às pessoas que dela fazem parte”, revela.

Também a acompanhar os ciclistas, mas na chegada está Carina Roriz, uma das meninas que acolhe os vencedores com um beijo. Confessa que não conhece muito acerca de ciclismo e que foi esse o motivo que a levou a aceitar o convite. “É a primeira vez que estou a participar, estou a adorar e é para repetir”, assegura.

E se os beijos das meninas sabem bem, o apoio da família sabe ainda melhor. Cristina Sousa é casada com Rui Sousa e já participa nestas andanças há muitos anos. A palavra “sofrimento” é a que melhor define o seu papel, já que “quando estão bem é muito bonito, mas quando não estão custa muito”. Nesta luta, o orgulho vence a preocupação e as horas passadas longe do marido são compensadas pela realização de sonhos antigos.

Ainda na família existe outra personagem essencial. Maria Rosa Fonte, mãe de César Fonte, acompanha com ansiedade as primeiras vitórias do filho na Volta. “Pensamos que só acontecem momentos bons aos filhos dos outros, mas quando vemos o nosso rapaz a cruzar a meta é uma alegria enorme”, confessa emocionada. Os sacrifícios desde criança são esquecidos perante os triunfos históricos.

A Volta a Portugal pauta-se pela tradição, mas não seria realizada atualmente sem todo o elenco de personagens que vibram, choram, sorriem e que, no final, já anseiam pela Volta do ano seguinte.

Fabíola Maciel

1 comentário:

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.