terça-feira, 14 de agosto de 2012

Volta a Portugal: Festa do Ciclismo está de regresso às estradas de Portugal

Não há volta a dar. O maior evento de ciclismo em Portugal está quase a dar as primeiras pedaladas pelos caminhos portugueses. E porque, mais vale tarde do que nunca, a 74ª Volta a Portugal começa esta quarta-feira e promete despertar emoções fortes até 26 de Agosto.

Castelo Branco recebe a primeira pedalada e Lisboa vai ser o palco das derradeiras decisões. Os amantes do Ciclismo vão poder vibrar com duas partidas da Princesa do Lima, no dia 18 de agosto em Vila Nova de Cerveira e, no dia seguinte, em pleno coração de Viana do Castelo. Joaquim Gomes, diretor da prova, considera que o itinerário “é particularmente duro logo na primeira parte da competição com percursos muitas vezes mais exigentes que as etapas de alta montanha”.

Rui Sousa e César Fonte, ambos da Efapel-Glassdrive, serão os representantes de Viana do Castelo e prometem dar tudo por tudo para trazerem a camisola amarela. O ciclista de Barroselas confessou na sua página de Facebook que trabalhou “seriamente, arduamente, para estar ao melhor nível, assim tentarei estar, porque a Volta é sem dúvida a minha força e motivação”.

O colega de equipa revelou também no Facebook que “hoje o pensamento e motivação é completamente diferente e o sonho passa por fazer algo grande. Porém, o ciclismo é uma modalidade em que o coletivo faz a força e é essa força que a Efapel-Glassdrive quer demonstrar pelas estradas de Portugal, com um único objetivo de «triunfar», com a força de uma equipa recheada de grandes nomes”.

Com cinco equipas nacionais e doze internacionais em competição, o DEV dará maior atenção à Efapel-Glassdrive, que é liderada por Carlos Pereira. Etapa a etapa, pedalada a pedalada, pode acompanhar no DEV as emoções fortes da maior Festa do Ciclismo em Portugal, que, este ano, conta com a colaboração do ciclista Sandro Pinto, que dará a sua opinião diária sobre a Volta. 

Prólogo

Pelos Caminhos de Portugal

Como habitual, os pedais fazem o aquecimento num prólogo de aproximadamente dois quilómetros, em Castelo Branco. E como a Volta não é a brincar, a 1ª etapa é também a mais longa, com 200,8 quilómetros entre as Termas de Monfortinho e Oliveira do Hospital. O 3º dia de prova começa em Oliveira do Bairro e termina na Trofa, onde é esperada a primeira chegada em sprint.

É na 3ªetapa que a Princesa do Lima entra em cena. Vila Nova de Cerveira recebe, pela primeira vez, uma partida da Volta a Portugal. Com a distância de 176,1 quilómetros, os ciclistas vão em direção a Fafe para um final apelativo aos sprinters. O dia seguinte reúne todas as condições para um dos melhores dias da competição. Em plena Romaria da Senhora da Agonia, Viana do Castelo dá a primeira pedalada para a mítica subida à Senhora da Graça, em Mondim de Basto, sendo que pelo meio os ciclistas vão poder apreciar a beleza do Parque Nacional Peneda Gerês.

A 5ªetapa parte de Armamar e termina em Oliveira de Azeméis após 176,6 quilómetros. O dia seguinte será o mais tranquilo, com um percurso sem grandes elevações entre Aveiro e Viseu. 21 de agosto oferece o dia de descanso aos profissionais e a oportunidade aos amadores de participarem na Etapa da Volta.

Terminada a primeira parte da prova, Gouveia dá a partida para a derradeira luta pela camisola amarela. O Sabugal estreia-se a receber um final de etapa com 185,3 quilómetros. À 8ªetapa chega a rainha de todas as etapas. Da Guarda até à Torre, em Seia, os ciclistas não vão ter mãos a medir para serem os primeiros a alcançar o topo da Serra da Estrela.

Com as forças recuperadas, no dia seguinte, os ciclistas enfrentam um contrarrelógio individual de 32,6 quilómetros, de Pedrogão a Leiria. A Volta a Portugal termina em Lisboa após onze dias de competição, onde a Avenida da Liberdade irá consagrar o derradeiro conquistador da camisola amarela.

Fabíola Maciel

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.