quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Tânia Cabral: "o futsal não é só para os homens"

Tânia Cabral, apesar da juventude, é das principais caras do futsal feminino vianense. Após ter conquistado o título pela ES Monserrate, a atleta conversou com o Desporto em Viana sobre a época que passou e sobre a paixão pelo futsal.

A época que terminou voltou a ser coroada com a conquista do campeonato. Teve algum sabor especial?
Tem sempre um sabor especial conquistar o campeonato. Sem dúvida que foi o ano mais renhido pois foi disputado por quatro equipas até a última jornada.

Que panorama traças do futsal feminino em Viana do Castelo?
Acho que o campeonato de Viana tem evoluído bastante. Está cada vez mais equilibrado pois as equipas têm-se reforçado bem e têm evoluído muito. O único problema é que continua a ser pouco apoiado em relação ao futsal masculino. Embora nós tentemos mostrar que o futsal não é só para os homens mas também para as mulheres.

Apesar de se dizer que o futsal é um desporto masculino, o futsal feminino leva bastante gente aos pavilhões. Consegues encontrar alguma explicação para esse facto?
Sim é verdade que o futsal feminino agora começa a levar mais gente aos pavilhões, mas mesmo assim, em relação ao masculino, não é assim muito! Mas acho que a explicação para isso se deve ao facto do trabalho que temos mostrado ao longo das épocas. As equipas têm mostrado bom futsal, tão bom ou melhor que o masculino, e as pessoas têm-se mostrado interessadas em ver-nos, o que isso é bom para nós!

És das jogadoras mais carismáticas do futsal feminino vianense. Como te descreves como jogadora?
Não me sinto como tal. Pois temos grandes jogadoras em Viana! Apenas acho que posso ser das jogadoras com mais experiencia, o que pode ajudar na equipa e ajudar as jogadoras mais novas com pouca experiência. Como jogadora sou polivalente. Consigo fazer qualquer posição em campo. Sou uma jogadora lutadora, que em todos os jogos luta pela vitória até ao fim! Mas, acima de tudo, uma jogadora bastante calma, para poder ajudar as suas colegas em campo.

Onde vais jogar na próxima época?
Onde irei jogar na próxima época ainda é uma incógnita. Já recebi uma proposta! Mas terei que analisar tudo e no melhor para mim. Pois com o meu trabalho não tenho a vida muito facilitada.

Como surgiu o futsal na tua vida?
Eu sempre amei o futebol desde pequena. Passava o tempo todo a jogar na minha infância! O futsal acabou por surgir por volta do meu oitavo ano. Nessa altura na escola Pedro Barbosa fez um jogo contra a escola da Abelheira e foi lá que o treinador Rui Silva me viu jogar e me veio convidar para fazer uns treinos no Académico. Tudo começou ai! Na altura praticava voleibol e depois acabei por optar pelo futsal, pois era o desporto que mais alegria me dava a jogar.

Qual o treinador que mais te marcou?
Todos os treinadores me marcaram, pois todos eles me ensinaram coisas diferentes de formas diferentes, pois cada um tem o seu método de trabalho! Mas penso que aquele que marca mais é sempre o primeiro, aquele que aposta em nós no início e no meu caso foi o Rui Silva. Foi ele que me formou, que me ensinou a maior parte do que sei hoje, pois trabalhei com ele durante vários anos!

Qual a tua referência no futsal?
A minha referência talvez seja o Ricardinho, para mim um jogador fora de serie. Mas admiro várias jogadoras que já defrontei, caso da Mantorras, do Vermoim, da Daniela Vieira, da Júnior e da Pisco dos Restauradores! Para mim são grandes jogadoras.

Tens algum hábito antes de um jogo?
O único hábito que tenho é antes do jogo entrar com o pé direito e benzer-me.

Se tivesses de convencer alguém a praticar futsal como o farias?
Apenas lhe dizia que se realmente fosse uma coisa que ela gostasse que fosse em frente, que luta-se por isso. Porque o futsal não é só para os homens.

Qual é o momento mais bonito que já viveste no futsal? E o menos bonito?
Os momentos mais bonitos são sem dúvida a conquista do campeonato ou a conquista de algo. A participação no nacional também é um momento bonito! O menos bonito foi quando perdi um campeonato e outros troféus.

Qual é o teu maior sonho no futsal?
Como qualquer jogadora acho que é sem dúvida chegar a seleção nacional. Mas sei o quanto é difícil chegar lá pois temos grandes jogadoras no pais!

Algo que desejes acrescentar?
Que a nossa associação comece de certa forma a apoiar mais o futsal feminino pois também merecemos. Pois lutamos para isso constantemente! E que as pessoas se dirijam mais vezes aos pavilhões para verem os nossos jogos.


Passa & Corta
Nome Tania Cabral
Idade 23
Clubes Neiva (Freixo), ARA, Cidadelhe, Soutelense, Monserrate
Profissão Colaboradora na Zara

José Domingos Ribeiro

3 comentários:

  1. Futsal femenino evolui mais se inserirem melhores treinadores, tem mais facilidade as mulheres quereerem aprender do que os homens...

    Treinadores livres:Ribeiro ex StªLuzia,ANha
    Zé Luis-Ex Fontao,Barca
    Paulo Morais-Ex Stªluzia,Cais Novo,Fontao
    Fabricio-Nogueirense;fontao

    ResponderEliminar
  2. Patusco ex santa,nogueirense,afiffense
    tony ex santa
    quim ex santa nogueirense,fontao

    ResponderEliminar
  3. Rui Silva ou seja Ruca é um bom grande treinador...

    ResponderEliminar

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.