quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Fora d’horas: O que é vianense é bom

Diz o ditado que “o que é nacional é bom”. Contudo, depois de um verão repleto de grandes eventos desportivos há uma nova tendência a evidenciar-se. Os desportistas do Norte de Portugal, mais especificamente de Viana do Castelo, estão a mostrar-se ao mundo como nunca antes.

Se pensarmos na 74ªVolta a Portugal, com um total de dez etapas e um prólogo, apenas três foram ganhas por portugueses. E para quem não conhece esses ciclistas basta fazer uma pequena pesquisa para perceber que todos nasceram com sotaque do norte. Sérgio Ribeiro, de Matosinhos, Rui Sousa, de Barroselas, e César Fonte, de Vila Franca, foram os únicos portugueses que arrecadaram triunfos na prova rainha do ciclismo.

Mas se formos além fronteiras, podemos também lembrar-nos dos Jogos Olímpicos de Londres. Portugal enviou uma grande comitiva e trouxe duas medalhas de Prata da dupla de canoagem. Emanuel Silva, de Braga, e Fernando Pimenta, de Ponte de Lima, foram coroados com um dos títulos mais ambicionados na vida de um desportista.

Seja no ciclismo, na canoagem ou em qualquer outro desporto, o que importa é que a pronúncia do Norte começa a impor o seu lugar nos pódios mais desejados a nível nacional e internacional. Será que estas conquistas não merecem então um maior investimento, já que está provado que “o que é vianense é bom”? Temos que esperar para ver e torcer para que as promessas feitas em alturas de glória sejam cumpridas no futuro.

Fabíola Maciel

1 comentário:

  1. Atenção que remo não é canoagem. Remo é uma modalidade, e canoagem é outra... Até fico surpreendido como este blog cometeu este erro, visto que Viana tem um clube de remo, e Ponte de Lima um clube de canoagem. Seria de esperar, que sendo até do mesmo distrito, não se enganavam. Mais atenção para a próxima!!

    ResponderEliminar

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.