quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Dito e Feito: “Há mar e mar, há ir e voltar”

“Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal!”, escreveu Fernando Pessoa outrora. Hoje o mar é para Viana muito mais do que uma doce potencialidade por explorar.

O projeto do Centro de Mar de Viana, co-financiado pelo programa “ON2- O Novo Norte”, vai permitir a construção de infra-estruturas para os centros de Vela e Canoagem, um centro de Remo. Ainda será possível a construção de Centro de Alto Rendimento de Surf.

É assim que se passa do dito ao feito e surge para Viana um novo impulso no regresso ao mar e uma aposta clara nos desportos náuticos, que se espera pronta a largar amarras já em 2013. Afinal, por que não aproveitar aquilo que o mar oferece e, em contacto com o ambiente puro, trabalhar um corpo são em mente sã. No final, poderá perguntar-se como continua o poema de Pessoa: “Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena.”

A partir daí também os holofotes da cobertura desportiva ganham outros pontos de interesse e se começa a ver Viana, cada vez mais, como um local idílico, afirmado e com argumentos para se bater “âncora a âncora” com os maiores seja por terra ou por mar, aproveitando as condições naturais e os talentos da terra.

Aproveitar e ariscar foi o que fez a empresa Costa Norte que se instalou recentemente em Viana e vai tentar criar um centro de mergulho de excelência, na forja tem até o objetivo de afundar um avião de 60m, criando um recife artificial. Ainda pouco divulgada já tem adeptos do mergulho que fazem as suas delícias no mar salgado.

Transformar Viana numa cidade náutica parece ser agora o objetivo de um mote que poderia ser “navegar toca a todos”, basta a audácia e aproveitar a maré. No final quem ganha é a festa do desporto e os atletas.

Marisa Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.