quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Alexandre Ribas: "Numa competição os erros podem retirar a tão desejada vitória"

Foto: EDV
De Phelps já todos ouvimos falar mas de Alexandre Ribas nem tanto. Todavia, este atleta da Escola Desportiva de Viana é um nadador vianense que acumula títulos e conquistas nas piscinas por onde nada. Não prometendo, o desejo de Alexandre passa por estar no Rio, em 2016, a nadar entre os melhores.

De ano para ano tens vencido cada vez mais provas e títulos. Qual o segredo?
O segredo é treinar e trabalhar até ao máximo pormenor as minhas capacidades, de modo a conseguir alcançar o mais alto nível. Porque numa competição os erros podem retirar a tão desejada vitória ao atleta.

Até onde queres chegar?
Eu não faço planos, apenas dou o meu melhor e tudo o que ainda alcançar será uma enorme alegria.

Os vianenses podem sonhar com uma participação tua nos Jogos Olímpicos de 2016?
Poder, podem mas os Jogos Olímpicos são muito difíceis de alcançar por isso, não prometo nada.

Como são os teus treinos?
Os meus treinos têm de tudo, momentos para brincar e descontrair mas ao mesmo tempo momentos de enorme concentração e esforço. Ambos são fundamentais.

Qual a especialidade em que te sentes mais forte?
A especialidade em que eu me sinto mais forte é estilos, apesar de o meu melhor estilo ser costas, mas na próxima época espero trabalhar um pouco mais estilos.

Qual o título que mais prazer te deu conquistar?
O título que mais gostei de alcançar foi o dos Jogos do Eixo Atlântico em que também participavam equipas espanholas. Foi o que mais me deu prazer. Primeiro porque a medalha é muito bonita e segundo porque foi muitíssimo renhida a prova.

E qual o que mais ambicionas?
O que mais ambiciono e vencer é o Multinations do ano que vem. É uma enorme e complicada ambição mas vou trabalhar para isso.

O que pretendes seguir profissionalmente?
Ainda não tenho a certeza do curso mas quero algo ligado ao ambiente e à natureza.

Com que idade começaste e como surgiu a natação na tua vida?
A natação surgiu graças a um aconselhamento médico, devido a problemas de asma. Se não estou em erro, aos dois anos entrei para a piscina, e por volta dos 4/5 anos nasceu a paixão da competição.

Qual a primeira memória de uma competição?
A primeira memória de uma competição é da minha primeira prova, enquanto federado pelo clube Ancorensis. A prova, curiosamente, foi realizada na piscina onde hoje treino diariamente, a piscina Frederico Pinheiro.

Qual a tua referência na natação?
Referências tenho muitas mas a maior para mim é o Ryan Lochte, pois ele é um atleta que sempre esteve na sombra do seu colega Michael Phelps, mas o Ryan não se deixou ficar na sombra e, com todo o seu esforço e dedicação este atleta mostrou o que valia ao bater um dos grandes recordes do Phelps, aos 200 estilos. Por isso ele é uma grande referência para todos.

Se tivesses de convencer alguém a praticar natação, como o farias?
Eu diria que na natação se conhece muito boas pessoas, sítios espetaculares, mas acima de tudo vive-se experiências que só quem as viveu as pode descrever. A natação exige muito sacrifício, mas pessoalmente acho que é muito maior a recompensa.

Passa & Corta
Nome Alexandre Lages Ribas
Idade 15 anos
Clubes Ancorensis, EDV
Especialidade 200 Costas/200 Estilos
Ano escolaridade 10.º ano

José Domingos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.