quinta-feira, 26 de julho de 2012

Sérgio Marinho: "Tenho dois grandes objetivos que são jogar na 1ª liga espanhola e representar a seleção nacional"

Leitores, fixem este nome: Sérgio Marinho. Um miúdo que adora basquetebol e que sonha com a seleção nacional. É de Viana do Castelo, joga pelo CB Viana a revelou ao Desporto em Viana os seus sonhos e ambições.

Na próxima época és cadete de segundo ano. Tu e a tua equipa carregam a herança de serem os detentores da Taça Nacional. Como descreves a época que terminou e como esperas que seja a próxima?
Penso que foi uma grande época, tornamo-nos campeões e conseguimos o nosso maior objetivo. Em relação à próxima época, desejamos tornar-nos campeões distritais. Se o conseguir-mos, iremos competir no campeonato nacional, que é a prova mais importante a nível nacional

O CB Viana regressou em grande, com fortes resultados, levando ao pavilhão de Santa Maria Maior muita gente para ver basquetebol. A que se deve este ressurgir e o crescente interesse no basquetebol? 
Com a presença de uma equipa da cidade numa fase final é natural e muito prestigiante que o interesse no basquetebol aumente. Espero que continue assim por muito mais tempo

Muitas vezes, diz-se que só os mais altos podem ser jogadores de basquetebol. Concordas?
Não! Não concordo nada.

És apontado como um dos atletas mais promissores no distrito. Como tens recebido tantos elogios?
É sempre bom receber elogios, principalmente por saberes que o teu trabalho diário é recompensado e notado por muita gente.

Como surgiu o basquetebol na tua vida?
Não foi por influência de ninguém. Decidi experimentar, gostei muito e quero fazer disto vida.

Qual o treinador que mais te marcou?
Tenho dois que me marcaram imenso! O treinador Resende, porque foi o meu primeiro treinador e o que me ajudou a ficar com o gosto do basket. Outro treinador que me marcou muito foi o meu atual treinador, Virgilio Valente, que me ajudou a evoluir bastante e que me fez ver que é isto que quero para o futuro. Estou eternamente grato a eles e a todos os outros que me ensinaram sempre algo e me ajudaram a tornar-me melhor.

Qual a tua referência no basquetebol? 
João “Betinho” Gomes. Para mim e para muitos o melhor jogador Português. Atualmente está no SLB, mas tem qualidade para muito mais!

Tens algum hábito antes de um jogo? 
Não. Tento apenas manter-me concentrado ao máximo para que tudo corra bem.

Se tivesses de convencer alguém a praticar basquetebol como o farias? 
Levava-o a ver um jogo e a fazer um treino. Tenho quase a certeza que a paixão surgiria logo.

Sérgio com o seu ídolo (Foto: DR)
Qual é o momento mais bonito que já viveste no basquetebol? E o menos bonito?
O mais bonito, sem dúvida, foi na festa do basquetebol Juvenil em 2011, em Portimão, pela seleção distrital, quando marquei o cesto da vitória contra a seleção de Braga que nos garantiu a manutenção na 1ª divisão. O menos bonito foi na época 2009/2010, quando na final do campeonato distrital estávamos a ganhar por 15, a 5 minutos do final, e acabamos por perder o jogo por quatro pontos contra o Basquete Clube de Valença.

Qual é o teu maior sonho no basquetebol? 
O sonho de qualquer jogador de basket é jogar na NBA. Como isso é quase impossível, tenho dois grandes objetivos que são jogar na 1ª liga espanhola e representar a seleção nacional!

Algo que desejes acrescentar? 
Queria agradecer a todos que me ajudaram nesta época e sempre, tanto no basket como fora, nomeadamente família, amigos e treinadores. Um grande abraço para todos.

Passa & Corta
Nome Sérgio Marinho Felgueiras
Idade 15
Clubes ED Viana, CBViana
Escola Frei Bartolomeu dos Mártires
Ano escolaridade

José Domingos Ribeiro

1 comentário:

  1. Força Sérgio, quando falava contigo vi logo o quanto tu gostas de basquetebol, a enorme paixão que tens pelo que fazes continua assim, a trabalhar com humildade e dedicação porque só assim é que alcanças os teus sonhos. Ah! e não te esqueças que em Setembro tens que afundar...
    Grande abraço do teu amigo Pira

    ResponderEliminar

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.