sexta-feira, 13 de julho de 2012

Kitesurf: Competição renhida em Viana do Castelo

A Praia do Cabedelo recebeu a etapa inaugural do Campeonato Nacional de Kitesurf da APKite, nos dias 7 e 8 de Julho. Com a co-organização da Viana Locals, esta etapa reunia competição nas disciplinas de Race e Ondas. Apesar de um primeiro dia sem vento, foi possível no dia 8 determinar vencedores em ambas.

No domingo, com vento na casa dos 25-30 nós, a competição deu início pelas 13h, tendo sido realizadas 2 regatas (tanto para a classe oficial como para a classe open/fun). A disputa entre os atletas foi grande, com os primeiros lugares muito discutidos a resultar em chegadas muito próximas e renhidas até ao final.

Foi intenção da organização do CNK'12, aproximar o Race a um número cada vez maior de praticantes, mesmo aos que não disponham de meios e equipamento mais avançados para competir num patamar profissional. E assim nasceu a classe Open/Fun, que se vai repetir em todas as etapas do Nacional. Em Viana do Castelo, os participantes nesta classe competiram num percurso mais rápido e curto, permitindo claramente ainda mais animação no evento e um maior número de riders dentro de água.

As ondas de cerca de 1m e o vento forte característico das praias de Viana do Castelo determinaram decisão em dar início à prova de Ondas perto das 16h. Com 13 atletas em prova, as baterias foram extremamente disputadas, especialmente na final, onde os atletas acabaram com pontuações muito próximas.

O Campeonato Nacional de Kitesurf segue agora para a Murtosa, onde nos próximos dias 14 e 15 de Julho se disputarão provas nas disciplinas de Race e Freestyle.

Resultados finais:

Ondas Masculino
1º lugar - João Stopani (Ozone Portugal / Polen Surfboards / Escola de Kitesurf Viana do Castelo / Surf Clube de Viana / Pedro Bizarro-Saúde e Bem-estar)
2º lugar - Bruno Melo (Onda)
3º lugar - Gonçalo Gomes (VianaLocals / Naish / Bomcar / Holmes Place / Oackley)

Ondas Feminino
1º lugar - Inês Correia (Roxy / TMN / Redbull / Red Eyes / RRD)
Race Sénior Masculino
1º lugar - Adriano Álvaro Coutinho (Clube Nortada Aventura / Underwave / Advance)
2º lugar - Adriano Vinheiras Coutinho (Gin Kiteboarding / Clube Nortada Aventura / Pike / Underwave)
3º lugar - João Fontaínhas (Slingshot / Nobile / Prolimit)

Race Feminino
1º lugar - Carolina Melo (Clube Nortada Aventura)
2º lugar - Joana Melo (Clube Nortada Aventura)

Race Júnior
1º lugar - Adriano Vinheiras Coutinho (Gin Kiteboarding / Clube Nortada Aventura / Pike / Underwave)
2º lugar - Afonso Paes Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.