quinta-feira, 12 de julho de 2012

Hélio Gomes: "ficar a 49 centésimos dos JO é uma coisa tão pequena, que ainda nem acredito"

Hélio Gomes em ação nos Europeus 2012 (foto: DR)
Hélio Gomes conseguiu, no espaço de uma semana, estar às portas de uma medalha num Campeonato da Europa e dos Jogos Olímpicos de Londres. Nas duas tentativas esbarrou por centésimos. O meio fundista vianense explicou ao Desporto em Viana as duas situações e fez uma retrospetiva da carreira.

Ficou a 49 centésimos de conseguir os mínimos para os Jogos Olímpicos de Londres. Como se digere este resultado? Sentir que se fica tão próximo de conseguir participar na maior competição mundial?
Ainda estou a digerir esse resultado, ficar a 49 centésimos dos Jogos Olímpicos é uma coisa tão pequena, que ainda nem acredito bem. Contudo, se analisar a corrida por si só, só posso estar contente porque não só venci e bati o meu recorde pessoal, como venci os melhores atletas espanhóis e até um venezuelano que o ano passado foi nono, no campeonato do Mundo.

O quarto lugar no Campeonato da Europa surpreendeu muitos. Explique-nos essa corrida. Quando sentiu que podia conseguir chegar às medalhas?
Sabia que estava no meu melhor momento de forma de sempre e que tinha de apostar tudo na meia final. Para mim acabaram por ser duas finais, nas quais dei o melhor de mim. As corridas de campeonatos são sempre em ritmos médios/lentos e muito táticas. É preciso usar muito a cabeça. Ser o 4º melhor atleta da Europa é prestigiante, mas só fará sentido se conseguir dar sequência a este tipo de resultados, de maneira que esse resultado já faz parte do passado e tenho de olhar em frente.

Com que idade começou a praticar e como surgiu o atletismo?
Iniciei o atletismo com nove anos, na ADC de Tregosa. A associação era "paredes-meias" com a escola e um dia resolvi experimentar.
 
Como foi a evolução como atleta?
A minha evolução como atleta só surgiu devido ao cuidado e grande trabalho de uma pessoa, que foi o meu antigo treinador Paulo Renato Pereira, no tempo em que eu representei os Cyclones. Foi ele que permitiu criar bases de treino e abrir caminho para eu desenvolver todas as minhas potencialidades, avançando sempre passo a passo e nunca queimando etapas nesse processo.

Qual a primeira memória de uma competição?
Lembro-me perfeitamente das três primeiras competições que realizei, tinha então nove anos. Corri na freguesia de Alheira e participei na prova dos juniores. Fui apenas 47º. Uma semana volvida corri nas Marinhas, fui 5º, e na semana seguinte ganhei o GP de Vila de Punhe, esse já com atletas da minha idade. A partir daí fui ganhando umas coisinhas. 

É de Viana mas corre pelo Sporting. Como surgiu o Sporting?
O Sporting surgiu em 2005, corri e venci a serie B dos campeonatos de Portugal de pista coberta em 1500 metros e o prof Moniz Pereira, no final da prova, deu-me os parabéns e falou com o meu treinador para tratar da mudança.

Qual o momento mais positivo na carreira até agora? E o mais negativo?
O mais positivo não consigo identificar, mas trabalho para que ainda esteja para vir. O mais negativo, sem dúvida, foi estar lesionado três meses e três dias, em 2009. 

Algum hábito antes de uma corrida? E depois?
Não tenho nenhum hábito em especial antes das corridas, tenho sempre a mesma rotina, que passa apenas por iniciar o aquecimento cerca de uma hora antes da partida. Após a prova a primeira coisa que faço é enviar uma sms pra casa. 

Quais as referências no atletismo nacional? E internacional?
Não sou muito de ter referências, mas a nível nacional admiro o Fernando Mamede e internacionalmente o espanhol Reys Estevez. 

Até onde quer ir no atletismo?
Essa é uma pergunta difícil, não sei responder diretamente até onde quero ir, mas sei que quero ir mais além e quero pelo menos chegar perto do meu limite. Sei que para isso ainda falta bastante. 

Se tivesse de convencer alguém a praticar atletismo como o faria?
Há publicações que dizem que o Atletismo, na sua versão mais popular que é a corrida, é o desporto mais praticado do mundo. Sei que o difícil para qualquer pessoa é correr a primeira vez, porque depois de experimentar isto vira vício quase de certeza. Por isso penso que o Atletismo por si só, convence as pessoas facilmente. 

Alguma coisa que deseje acrescentar?
Quero apenas agradecer o vosso interesse, enviar um abraço a todos os leitores e agradecer publicamente a todos os meus amigos e família que me apoiam incondicionalmente. Quero deixar também uma palavra especial para o meu fisioterapeuta e amigo Valter Pereira, que me trata da recuperação diária.

Passa&Corta
Nome Hélio Gomes
Idade 27 anos
Principais títulos 4º Campeonato da Europa de 1500 metros
Recordes 1500 metros: 3.38.49 (2012)

José Domingos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.