terça-feira, 15 de maio de 2012

+Viana: EDV sopra 36 anos em noite de festa

Nadadores da EDV (Foto Desporto em Viana)
A Escola Desportiva de Viana (EDV) reuniu sócios, simpatizantes e atletas num jantar para celebrar o 36º aniversário, a 11 de maio. Em dia de festa, homenagearam-se os sócios fundadores e os atletas que se sagraram campeões nacionais da época passada, os atletas internacionais, os recordistas nacionais e os alunos brilhantes que, além de serem atletas dedicados, conseguem alcançar resultados escolares acima da média. 

No jantar que contou com a presença de 200 edevistas, os discursos da praxe provocaram sentimentos contraditórios. O primeiro a usar da palavra, o presidente da assembleia geral, Alberto Midões, recordou que a época em que surgiu a EDV era mais “propícia” que hoje em dia. “Hoje em dia não se vê esse espírito” que levou 13 vianenses a criar a EDV, entende. Desejando que a EDV prossiga a “manter e promover projetos sustentados”, Midões terminou lançando um apelo aos jovens de Viana: “Procurem-nos! Crescemos a pensar em ti”.

Seguiu-se o vice presidente da câmara de Viana do Castelo, Vítor Lemos, que apesar do momento de festa não conseguiu esconder o desalento que o impede de apoiar mais o desporto no concelho. “O país segue um caminho que põe em causa o movimento associativo e onde a câmara teme ter de fechar equipamentos”, revelou para surpresa geral. Criticando duramente as medidas que têm sido tomadas, Lemos notou que “quem trabalha de forma voluntária tem de ficar indignado com a política que tem sido feita”. O autarca garantiu que a câmara quer “ser parceira” mas enfatizou: “se nos continuarem a cortar apoios vamos ficar paralisados”. Tentando desanuviar o ambiente pesado, Vítor Lemos desafiou os presentes. “Vamos ter de nos reinventar para encontrar rumo de subsistência” pois teme “não poder apoiar mais”.

Rui Silva no uso da palavra (Foto DEV)
Na ressaca das palavras de Vítor Lemos, o presidente da EDV, Rui Silva, não mostrou desanimo. Começando por “honrar a memória” da EDV, Rui Silva comentou os resultados de um estudo encomendado pelo Conselho da Europa de onde “as conclusões são da maior importância para os clubes desportivos e para os decisores políticos” pois “investimento público no desporto é largamente rentabilizado através da redução das despesas na saúde e na segurança”. 

Esse investimento será, na óptica de Rui Silva, essencialmente protagonizado pelas autarquias e compreende “dois tipos: o investimento em infra estruturas e o investimento nas associações e clubes que praticam desporto de competição”, que desaguam numa política autárquica que deveria ter “três tipos de apoio, totalmente complementares, apoio à atividade de formação dos clubes; apoio ao desporto competição e apoio ao desenvolvimento das infra estruturas desportivas próprias”. 

Desta forma, e evocando Fernando Pessoa, Rui Silva revelou o novo rumo que pretende para a instituição: “A EDV precisa rapidamente de consolidar o seu Projeto Desportivo, investindo toda a sua atenção na concretização daquele aspeto em falta – as infra estruturas.” Esse rumo será alicerçado por uma “crescente profissionalização da sua gestão”. Esta mudança de paradigma “vai transformar o clube numa entidade que pouco ou nada vão ter a ver o «romantismo» e bairrismo de outros tempos. Há que fazer escolhas e arriscar!”, concluiu Rui Silva.

Houve ainda tempo para homenagear os sócios que este ano comemoraram 25 anos de associativismo, premiar a D. Milu com um simbólico, mas merecido, "Prémio de Carreira" e os diretores receberem um “Prémio Dedicação”, das mãos de Rui Silva. Com o soar das 12 badaladas cantaram-se os parabéns à instituição fundada a 12 de maio de 1976 e pouco depois deu-se por encerrado este convívio que a todos agradou.

Homenagem aos edevistas falecidos

Na manhã seguinte [sábado], a EDV prestou uma homenagem aos edevistas já falecidos. Num pequeno ato simbólico, a direção visitou o cemitério de Viana do Castelo, deixando uma coroa de flores, invocando, com saudade, todos os falecidos que contribuíram para o sucesso e desenvolvimento do clube.

José Domingos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.