segunda-feira, 7 de maio de 2012

Hóquei: Supremacia de campeão vergou heróis laranjas

Foto Desporto em Viana
Suor e lágrimas encheram o Inferno de Monserrate no final de um encontro intenso e emocionante. A Juventude chegou a ter cinco golos de vantagem – na aparição do “menino” que marcou três golos – mas o bafo do Dragão transformou a desvantagem em mais um triunfo (7-6). A laranja saiu chamuscada, mas com a certeza de que dignidade é que coisa que não falta em Monserrate.

Os heróis laranjas não foram bem sucedidos na épica batalha da 25ª jornada do Nacional de Hóquei em Patins. Na baliza vianense, Jorge Correia ofereceu o peito às balas azuis e brancas. O que começou por ser um pesadelo para os avançados azuis e brancos, transformou-se numa noite de sonho para o guardião da casa, que fez uma exibição incrível, apesar dos sete golos sofridos.

Foto Desporto em Viana
Da noite emergiu um jovem “de sangue azul”: Diogo Fernandes. Dois golos e uma assistência, para Rodrigo Sousa, depressa fizeram esquecer o golo inaugural de Reinaldo Ventura. Mais do que ser o “grito de revolta”, Diogo foi o toque de magia de uma primeira parte de gala e sonho, onde a simplicidade fez o belo.

Contudo, a noite pertenceu a Gustavo Lima. Para quem gosta das “baladas” esse é o nome de um DJ brasileiro. O laranja Gustavo entrou e, num ápice, engordou a vantagem vianense de dois para cinco golos (6-1), numa entrada triunfal, que deixou os portistas a bailar, tamanha a desorientação criada. A surpresa pairava no ar de um Inferno de Monserrate a ebulir perante tal façanha da “sua” laranja.

Este FC Porto é bem diferente daquele que se sagrou decacampeão nacional. Mais musculado, e menos cerebral, o Porto de Tó Neves apostou nas stickadas e força de Reinaldo Ventura e Pedro Gil. E aos cinco minutos da segunda parte, Caio e Suissas fizeram o mais difícil: Dar início à “remontada”.

Foto Desporto em Viana
À Juventude faltou paciência para adormecer o jogo, criando várias oportunidades que não soube concluir, com os processos simples e eficazes que exibiu na primeira parte. Pedro Gil fez crescer a tensão, com novo e golo, e Suissas poderia ter feito o 6-5 mais cedo, não tivesse sido anulado. Uma bomba de Reinaldo Ventura colocou a laranja perto do KO.

Um dos momentos do encontro chegou a oito minutos do fim. A décima falta azul e branca levou Rodrigo Sousa para a marca do livre direto, atirando, contudo, por cima. Após uma queda, para grande penalidade, de Diogo Fernandes, Álvaro Pinto viu o cartão azul, impedindo um contra ataque. Em menos de 30 segundos, o FC Porto colocou-se de novo em vantagem, com golos de Suissas e Reinaldo Ventura.

A cerca de três minutos do fim, a Juventude caia ao abismo. E, pior, Rodrigo Sousa protestou de mais e viu o cartão azul, retirando a capacidade de lutar até final a uma Juventude que caiu de pé, diante do gigante da modalidade que tremeu em Monserrate. Faltaram argumentos físicos a uma laranja que, da primeira para a segunda metade, complicou os seus mecanismos na hora de rematar à baliza.

Ficha de Jogo Juventude de Viana 6 FC Porto 7

Juventude de Viana

Cinco Inicial Jorge Correia (GR), Rodrigo Sousa (1 golo – cartão azul), Daniel Coelho, Diogo Fernandes (2 golos) e Álvaro Pinto (cartão azul) Jogaram Ainda Joel Coelho, Gustavo (3 golos), Tiago Natário e César Pinheiro Treinador Pedro Sampaio

Marcha do Marcador 0-1, Reinaldo Ventura; 1-1, Diogo Fernandes; 2-1, Diogo Fernandes; 3-1, Rodrigo Sousa; 4-1, Gustavo; 5-1, Gustavo; 6-1, Gustavo; 6-2, Caio; 6-3, Suissas; 6-4, Pedro Gil; 6-5, Reinaldo Ventura; 6-6, Suissas; 6-7, Reinaldo Ventura
 
 Reportagem Fotográfica Desporto em Viana

 

Classificação

João Cerqueira Santos (Texto)
com Pedro Borlido (Imagem)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.