segunda-feira, 7 de maio de 2012

Esgrima: Parabéns à EDV e a você, Carolina Oliveira

O 36º aniversário da Escola Desportiva de Viana (EDV) alia festa a atividade desportiva. Prova disso foi a realização do campeonato nacional de esgrima para iniciados no pavilhão de Monserrate, a 5 e 6 de maio. Carolina Oliveira agarrou com unhas e dentes os pontos para o ouro não lhe fugir e não deixar o triunfo no florete por mãos alheias.

Carolina Oliveira (Foto Escola Desportiva de Viana)
A EDV tem assim motivos para festejar duplamente já que o aniversário do clube é envolvido pelos sucessos dos atletas que todo o ano se esforçam pelo crescimento das cores auri negras. Na esgrima, o caminho até à vitória não precisou de recurso ao GPS, já que Carolina superiorizou-se às adversárias, na faixa etária até aos 14 anos, vencendo todas as eliminatórias.

Na final, a jovem edevista bateu Beatriz Mateus, do Ginásio Clube português, por 15-11, deixando atrás de si um leque de 22 atiradoras que não tiveram pontaria certeira para alcançar o ouro. Este é mais um triunfo nos campeonatos nacionais com as cores do clube vianense, que se junta aos outros dois títulos alcançados na presente época: um na natação, outro na ginástica.

Além de Carolina, em florete, entraram em jogo Helena Afonso e Rita Guimarães que atingiram o décimo e o 19º lugares, respetivamente, enquanto a espada foi Helena a fazer as honras da casa, ficando na sétima posição.

No que aos rapazes diz respeito encontrámos Tiago Lajoso, no sétimo posto, barrado nos jogos de acesso ao pódio; Leonardo Costa foi oitavo; Rodrigo Rego no 22º; e André Passos no 25º.

Face aos resultados obtidos, o ranking nacional sofreu naturalmente alterações sendo que Carolina Oliveira ascendeu ao terceiro lugar; Helena Afonso subiu para o oitavo e Rita Guimarães figura agora no 17º posto.

No setor masculino, Tiago Lajoso é número seis nacional; Leonardo Costa, qual conquistador, luta para subir a fasquia de ser número 11; Rodrigo Rego corre para superar a marca de 31, seguido pelos passos de André Passos que segue em 32º.

Marisa Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.