quinta-feira, 5 de abril de 2012

Vela: Velejadores vianenses entre a elite da vela

Os velejadores José Luís Cavalheiro e Jorge Freiria do Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC), participaram na 1ª PAN 2012 da Classe Access 2.3 – Vela Adaptada, onde obtiveram duas excelentes classificações. A prova disputou-se a 31 de março e 1 de abril, em Cascais. 

Velejadores do CVVC com Russell Coutts ao centro (foto: CVVC)
José Luís Cavalheiro foi medalha de bronze enquanto Jorge Freiria, o mais recente velejador da classe, terminou sétimo, numa prova que contou com um total de seis regatas realizadas. Esta prova de apuramento foi ganha pelo campeão europeu da classe, Pedro Reis, do Clube Naval de Cascais.

Esta PAN coincidiu com uma das provas do circuito mundial da Classe RC44, o que permitiu aos velejadores do CVVC estar com a elite da vela mundial, onde pontifica o mítico Russell Coutts (vencedor de quatro edições da America’s Cup, a mais famosa regata do mundo, medalha de ouro olímpica na Classe Finn, três títulos de campeão do mundo em Match Racing, velejador do ano pela ISAF por duas ocasiões entre outros títulos como Campeonatos IOR, IMS, One Design).

RC44
Em junho, os velejadores do CVVC da Classe Access, irão participar, novamente em Cascais, numa regata em formato Match Racing. Esta prova contará com a presença de velejadores da “Volvo Ocean Race” a mais dura prova desportiva do Mundo. A Classe Access é uma classe de vela destinada a pessoas entre outras com limitações físicas sendo a última Classe criada pelo Clube de Vela de Viana do Castelo e está aberta a todos aquelas pessoas que a queiram praticar.

José Domingos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.