terça-feira, 24 de abril de 2012

Futsal: 33 segundos impediram Santa Luzia de confirmar derrube de Paredes

No encontro da 22ª jornada do campeonato nacional da terceira divisão de futsal, série A, o conjunto do Santa Luzia esteve muito perto de levar de vencido o líder da competição, Paredes, que, depois de correr uma e outra vez atrás do prejuízo, foi ainda capaz de estabelecer a igualdade final (3-3). No passado sábado, na visita ao reduto adversário, os homens de Monserrate, sucessivamente à procura da vantagem no marcador, viram dois de três desejados pontos fugirem-lhe das mãos, somente quando faltavam discutir 33 segundos (!) para o término da partida.

No frente a frente com um opositor, teoricamente, com superiores predicados à vitória final, os comandados de Manuel Ventura exibiram-se a bom nível, orquestrando uma performance personalizada. Concentrado, o Santa Luzia mostrou-se eficaz a defender, perante um adversário local que, apesar de ter mais bola em seu poder e dominar territorialmente, não conseguiu encontrar espaços e soluções para criar perigo para as redes à guarda de Laser.

Santa Luzia FC (Foto de Arquivo Desporto em Viana)
Contudo, a expulsão do guardião da casa, por defender uma bola fora da área, mudou os contornos do embate. Em superioridade (4x3), os vianenses inauguraram o marcador, golo da autoria de Manel, a finalizar, ao segundo poste, após trabalho de Alex I na direita do ataque. Com dois penáltis a seu favor, ambos cometidos por Pedro Jorge, o Paredes converteu apenas um, estabelecendo a igualdade a uma bola no placard. No entanto, a sete segundos do intervalo, Tony Viana restabeleceu a vantagem (2-1) visitante.

No regresso ao retângulo de jogo, cientes do favoritismo que lhe era atribuído, à partida, e da maior responsabilidade, os locais partiram em busca de novo tento, enviando três bolas as ferros contrários. Perante um Santa Luzia que baixou as suas linhas para os últimos dez metros, procurando transições rápidas, o 2-2 chegou a oito minutos do final. Em busca de novo golo, Manel proporcionou aos auri negros um novo sorriso, quando faltava jogar cerca de um minuto e meio. O infeliz desfecho final já é conhecido, face a um Santa Luzia que, faltando-lhe uma maior serenidade, de tudo fez para conquistar os três pontos.

Discutida a ronda 22, o Santa Luzia mantém-se na 12ª posição, com 20 pontos, a três do décimo colocado Valpaços, ou seja, do lugar que lhe garanta a ambicionada manutenção no terceiro escalão nacional da modalidade.

Este sábado, no embate da 23ª jornada da prova, os santa luzienses regressam ao seu habitat natural, o pavilhão municipal de Monserrate [18 horas], determinados em somar preciosos três pontos na receção ao Leça, um adversário direto na luta pela permanência que, de momento, se encontro logo acima, com mais três pontos. Com um jogo a menos, o Leça acertará o seu calendário esta quarta feira, perante o líder Paredes, num duelo em que os homens de Monserrate estarão a torcer, assim o ditam as estreitas contas da base da tabela classificativa, pelo triunfo do líder.

Ficha de Jogo Paredes 3 Santa Luzia FC 3

Santa Luzia FC

Cinco Inicial Laser (GR), Tony Barcelos, Pedro Jorge, Tony Viana (1 golo) e Manel (2 golos) Jogaram Ainda Alex I, Alex II, Nito e Jorginho Treinador Manuel Ventura

Marcha do Marcador 0-1, Manel; 1-1; 1-2, Tony Viana; 2-2; 2-3, Manel; 3-3;

 

Classificação

Pedro Borlido

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.