domingo, 1 de abril de 2012

Festa Basquetebol: Cadetes encestam divisão A

O prometido foi cumprido. A seleção de cadetes sub 16 de Viana do Castelo subiu à divisão A, após um percurso invicto na Festa do Basquetebol Juvenil, 2012, Os jovens vianenses terminaram em sétimo lugar, o máximo a que poderiam sonhar por se encontraram no início da competição na divisão B. A subida de divisão foi conseguida frente à AB Braga e a conquista do sétimo posto contra AB Leiria.

No dia de todas as decisões, os cadetes tinham a primeira chamada para a divisão A frente à AB Braga, às 10h20. Orientados por Bruno Ferreira, os basquetebolistas conseguiram 13-5 no primeiro período e aumentaram a vantagem até ao intervalo para 30-18. A segunda parte foi ainda mais emotiva mas os vianenses deram prova do seu cabal valor, tendo 40-34 no final do terceiro período e nem o esforço final bracarense impediu a subida de divisão, terminando o jogo 52-43.

No final do jogo, o momento não foi para celebração pois ainda havia mais um jogo, frente à AB Leiria, para definir o sétimo e oitavo lugar. Na véspera, os vianenses já tinham vencido por 46-57 e repetiram a vitória. Devidamente apoiados pelas restantes seleções da comitiva vianense bem como por pais e amigos que viajaram até ao Algarve, os cadetes ganharam vantagem logo no primeiro período (11-19). O segundo período terminou com 15-27 e tudo parecia estar bem encaminhado pois no terceiro a vantagem dilatou-se para 29-43. Todavia, Leiria não baixou os braços e lutou até ao fim, não tendo contudo impedido a festa vianense. No final do jogo, 43-52 para Viana do Castelo e o extravasar de uma enorme alegria entre os jovens. A festa prosseguiu no hotel com champanhe, bolo e muitas brincadeiras. 

Após este percurso invicto fica uma dúvida, o que teriam conseguido estes atletas se tivessem competido na divisão A desde o início?



 José Domingos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.