terça-feira, 22 de novembro de 2011

Natação: Viana Natação Clube e ED Viana sugam medalhas em Braga

Foto: Escola Desportiva de Viana
A piscina municipal da rodovia, em Braga, recebeu, de 18 a 20 de novembro, mais de 600 atletas sedentos por não meter água nos campeonatos regionais de absolutos, piscina curta, organizados pela Associação de Natação do Minho. A Escola Desportiva de Viana (EDV) e o Viana Natação Clube (VNC) foram a banhos, alcançando títulos e superando-se a si próprios, ao atingirem vários recordes e medalhas. No total, contaram-se 24 medalhados para o VNC e 33 para a EDV.

Marcaram presença na competição a Associação Desportiva de Ponte da Barca, o Clube Náutico dos Arcos de Valdevez, a Empresa Municipal de Desporto de Barcelos, a Escola Desportiva Limiana, a Escola Desportiva de Viana, Individual Minho, o Sporting Clube de Braga e o Viana Natação Clube.

Os clubes vianenses tiveram direito a várias cenas de sucessos nos diversos estilos que disputaram. Nas provas coletivas, as meninas do VNC devoraram quatro medalhas de ouro, enquanto as conterrâneas da EDV seguraram três vezes a medalha de bronze. Os rapazes da EDV, cumprindo o ditado popular em que primeiro são as senhoras, acabaram por só se ornamentar de prata em quatro das provas realizadas.

A título individual o balanço foi também pautado por muitas medalhas. Assim, segundo as contas, o VNC subiu 24 vezes ao pódio, 12 para beijar o ouro, 5 para segurar a prata e 7 para receber o bronze. De entre as conquistas, destaque para a atleta Vânia Neves que se classificou sempre nos lugares cimeiros, sendo a mais medalhada da equipa e a que mais ouro juntou. Seguida pela colega de equipa Marisa Lage, Vânia foi considerada a atleta com melhor desempenho na categoria de mais de 15 anos. As meninas do VNC estiveram em maior destaque que os rapazes, já que foram elas as responsáveis pelo saldo das medalhas. Dos rapazes, só André Vale conquistou uma medalha de prata e outra de ouro, sendo as restantes prestações mais modestas.

No que à EDV diz respeito, os números sobem ligeiramente no total de medalhas e há um empate entre ouro, prata e bronze que são uma espécie de trigémeos, cada uma com 11 medalhas.

Com a EDV, o cenário muda de figura e os rapazes levam a melhor sobre as meninas, conquistando sete medalhas de ouro, sete de prata e seis de bronze, enquanto as raparigas somaram quatro de prata, quatro de ouro e cinco de bronze. Quanto às prestações da EDV, realce para Filipa Pinheiro e Renato Pinheiro que conquistaram cada um quatro medalhas de ouro e duas de prata e ainda para Rafael Ribas que conseguiu um exemplar de cada uma das medalhas: ouro, prata e bronze.

Os dois clubes vianenses acabaram por se seguir ao Sporting Clube de Braga na conquista de medalhas. Assim, o Braga monopolizou 53 medalhas, sendo que as restantes foram praticamente asseguradas pela EDV (33) e o VNC (24).

Disputada esta competição, o barco dos atletas segue rumo aos Campeonatos Nacionais de Clubes e o Campeonato Nacional de Absolutos de Piscina Curta, que irá decorrer em Silves, de 2 a 4 de dezembro.

Marisa Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.