No próximo fim de semana, a zona norte da III divisão nacional irá parar, na viragem da primeira para a segunda volta da prova. Ao cabo das nove jornadas inaugurais, o Afifense segue na lanterna vermelha, contabilizando um empate (com o Salgueiros) a furar o pleno de derrotas. Na Taça de Portugal, os vianenses não passaram da ronda inaugural. O atraso pontual para a linha de água é já de cinco pontos. Conheça a época do Afifense em cinco momentos:
- Perante o promovido Boavista, o Afifense parecia querer entrar com a mão direita, para afastar os fantasmas do passado. A derrota (22-27) marcou o início de uma campanha longe do esperado.
- Já depois das derrotas com Fermentões (20-28) e Monte (18-33), o Afifense foi eliminado da Taça de Portugal, logo na primeira ronda. Em Coimbra, no reduto da Académica, o emblema de Afife perdeu por 27-33.
- A derrota na receção ao S. Espinho (24-28), ajudou a criar um clima de quase tudo ou nada para a deslocação a Leça, equipa que até então mantinha o mesmo percurso, só com derrotas como o Afifense. A derrota (22-28) atirou o Afifense para a lanterna vermelha da prova, sem companhia.
- À sexta jornada, a receção ao Salgueiros parecia ser a “sapatada” na crise. A igualdade (25-25) deu indícios de um Afifense capaz de dar a volta ao texto, num texto onde até poderia ter vencido.
- A derrota (20-31) em Gaia, a segunda maior de toda a temporada, marcou o terceiro desaire consecutivo do Afifense a perder (recordando as derrotas com Sanjoanense (23-31) e MÓDICUS (19-28)). Uma má exibição que afunda os vianenses na classificação, no final da primeira volta.
Os números não enganam: O Afifense é a defesa mais batida desta zona norte, com 259 golos sofridos, a segunda pior de toda a III divisão, só batida pelo Almeirim, da zona centro, com 266 golos. Com 193 golos marcados, o Afifense viveu muito das ações de Tiago. Será interessante ver como a equipa vianense irá responder á saída de uma das jóias da coroa.
Será o Afifense capaz de dar a volta e manter-se na III divisão? A resposta será dada ao longo dos próximos nove jogos, desta primeira fase, sem esquecer que ainda haverá a fase de apuramento.
João Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.