1. Manuel Cajuda teve declarações desconcertantes no final do jogo que ditou o afastamento da sua equipa, União Leiria, às mãos do Alcochetense, na Taça de Portugal (ndr: resultado final 2-1). Entre várias pérolas, o veterano treinador de futebol afirmou que “é o terceiro jogo e isto de três em três jogos muda o treinador”. Numa clara alusão ao entra e sai de treinadores que tem marcado o início de época do Leiria, Cajuda acabou por mostrar uma das piores faces nos campeonatos de alta competição, a necessidade de vitórias para credibilizar projetos.
Em Viana do Castelo existem diversas realidades mas nenhuma se aproxima, felizmente, à do Leiria. Estas variam mediante a modalidade mas também consoante as estruturas dos clubes. Veja-se o exemplo do Afifense. Para esta época, as duas equipas de seniores do clube arrancaram com dois novos técnicos. Se Pedro Vaz tem conseguido surpreender pela positiva, no futsal, já Carlos Tenedoiro (andebol) tem começado a sentir forte contestação. Decerto que os resultados irão falar mais alto e a permanência dos dois treinadores dependerá dos pontos amealhados. Se forem poucos, é quase certo que o chicote estale… dando razão a Manuel Cajuda.
2. No final de 2013, um casal que trabalhe na função pública, a receber mais de mil euros cada, não terá ganho, pelo menos, mais de oito mil euros (8000!). Muito deste valor era aplicado pelos pais na educação extracurricular dos seus filhos, onde se inclui a prática desportiva. Receio que isto se traduza numa diminuição brusca de atletas federados. O dinheiro será cada vez menos e resta aos clubes inventar formas de amealhar uns trocos. Dos atletas espera-se que não desanimem. Para o ano há Jogos Olímpicos e alguns vianenses querem estar presentes.
Boa semana desportiva
José Domingos Ribeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.