sexta-feira, 8 de abril de 2011

Futsal: Santa Luzia e Afifense protagonizam jornada imprópria para cardíacos


Na reta final do campeonato de futsal da AFVC, os conjuntos do Santa Luzia e Afifense insistem na disputa acérrima da conquista do ceptro distrital e, por conseguinte, da ambicionada subida ao terceiro escalão nacional da modalidade. No arranque da 25ª jornada, penúltima ronda da prova, os quatro primeiros classificados defrontam-se entre si, numa tarde desportiva de sábado que poderá encerrar com a possível consagração dos santa-Luzienses como campeões da temporada 2010/11. Para que tal aconteça, os líderes auri-negros terão de vencer o encontro frente ao Cidadelhe, e esperar que os rivais de Afife escorreguem, ou seja, não triunfem, na visita ao reduto do Ponte da Barca.

Com uma ajuda sempre bem-vinda dos comandados barquenses, a formação do Santa Luzia entra em campo às 18 horas, uma hora depois do início da partida entre o Ponte da Barca e o Afifense. No Municipal de Monserrate, os homens da casa entrarão no retângulo de jogo com o fato-macaco, jogando o tudo por tudo para, se possível, logo após o embate vestir o fato de gala. Senão vejamos, os locais, líderes da competição, com 64 pontos, mais três pontos que o vice-líder de Afife, jogam o campeonato, trocando argumentos de peso com a turma do Cidadelhe, terceira colocada, concentrada em garantir o último lugar do pódio. Num duelo aparentemente sem um claro favorito à vitória final, pelo peso e responsabilidade que acarrega, os visitados apoiar-se-ão no calor do seu público afeto, valendo-se da sua maior solidez defensiva para lançar o ataque mortífero às redes adversárias. O Santa Luzia soma 120 golos marcados, menos oito do que o Cidadelhe, contudo com menos 24 tentos concedidos. Por seu lado, os forasteiros apresentar-se-ão confiantes de serem capazes de contrariar um dos candidatos ao título, garantindo preciosos três pontos que lhes poderá garantir de vez a tomada da terceira posição. Um embate de emoções fortes, a não perder, naquele que promete ser um “grito” de afirmação do futsal vianense.

Por volta das 17 horas, o Municipal de Ponte da Barca abre as hostilidades no que às decisões finais do campeonato diz respeito. Garantido o quarto lugar, aparentemente sem nada a perder, senão um possível “assalto” bem sucedido ao terceiro posto, o conjunto do Ponte da Barca recebe a formação do Afifense, outro dos candidatos ao título. Feridos no seu orgulho, depois de na ronda transata terem perdido (2-4) na deslocação ao terreno do Cidadelhe, os locais entrarão em campo determinados em mostrar que são uma das boas equipas de Viana. Contudo, do outro lado da barricada, os afifenses, apostados em alcançar, sem qualquer margem de dúvida, a vitória, querem a todo o custo adiar em mais uma semana a decisão do título. Tanto mais que, na derradeira ronda, os homens de Afife recebem o Santa-Luzia, esse sim um duelo que será verdadeiramente impróprio para cardíacos. Na condição de visitantes, os afifenses são favoritos, decididos em fazer uma vez mais uso do seu assinalável poder de fogo, o melhor da prova, com 144 golos marcados.

Pedro Borlido

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.