sexta-feira, 4 de março de 2011

Futsal: Partidas de Carnaval são para valer?


A sete jornadas do final do campeonato de futsal da AFVC, os conjuntos do Santa Luzia e Afifense, respetivamente, primeiro e segundo classificados, em igualdade pontual (49 pontos), assumem-se como os principais candidatos à conquista do ceptro distrital e, por conseguinte, à ambicionada subida ao nacional da terceira divisão da modalidade. Logo atrás, a apenas três pontos de distância, a formação do Cidadelhe alimenta ainda a esperança de uma ultrapassagem bem sucedida ao duo da liderança, cujos compromissos da 20ª jornada se revestem de capital importância.

Depois da folgada vitória (4-0) da jornada transata, ante a turma do ARA, o conjunto do Santa Luzia regressa este sábado a casa, ao Municipal de Monserrate [18 horas], num encontro onde o grau de dificuldade promete aumentar e, quem sabe, condicionar as contas dos auri-negros. Cientes de que um resultado que não a vitória poderá isolar os homens de Afife no primeiro posto, quando caminhamos a passos largos para a fase de todas as decisões, os santa-luzienses, reivindicando o fator casa, far-se-ão valer da sua solidez defensiva para, com segurança, partirem firmemente rumo ao forte do Ponte da Barca. Do outro lado da barricada, estará uma formação barquense, quarta classificada, apostada em alcançar os três pontos em jogo, pois só esse pensamento lhes permitirá continuar a acalentar o sonho do título.

Em casa, à mesma hora [18], no Municipal David Freitas, a turma vice-líder do Afifense joga igualmente uma cartada fundamental no que ainda resta da época desportiva. Depois de na ronda anterior ter visitado e vencido (6-2) o então quinto colocado Amigos de Sá, os de Afife medem novamente forças com o novo “inquilino” da quinta posição, o conjunto do Neiva. Em perspetiva, uma partida de altíssimo nível, embora com maior pendor de favoritismo para os locais, máximos goleadores da competição, com 121 remates certeiros. Contudo, do outro lado apresentar-se-á um adversário bastante motivado, determinado em protagonizar mais um “tomba-gigante”, ou, ajustado-nos à ocasião, uma partida de Carnaval. No passado sábado, os homens do Neiva triunfaram (3-1), em casa, ante o terceiro classificado Cidadelhe.

O contratempo da 19ª jornada, que ditou um afastamento de três pontos para os fugitivos Santa Luzia e Afifense, deve ser rapidamente esquecido. Impulsionado pelo apoio e aconchego dos seus seguidores, o conjunto do Cidadelhe entrará em campo, o Gimnodesportivo de Entre Ambos-os-Rios [21 horas], já conhecedor do desenlace final dos embates dos principais rivais. Ainda assim, independentemente das incidências da tarde, ao Cidadelhe só a vitória interessa, de forma a manter ou, se possível, colmatar novamente a diferença pontual para zero. No entanto, do lado dos visitantes mora uma formação do Anha bem tranquila na metade da tabela classificativa, embora com claras pretensões de se aproximar do sexto posto, ocupado pela turma do Amigos de Sá. Mais uma bom despique em cartaz, contudo com maior favoritismo para os homens da casa, senhores de um poder de fogo respeitável, - 104 golos -, mais do dobro dos forasteiros.

Agendada para as 17 horas, no Municipal de Arcos de Valdevez, terá lugar um encontro entre equipas um pouco fragilizadas, ainda a sarar as feridas dos respetivos desaires da jornada anterior. Destronada do quinto posto pelo conjunto do Neiva, numa luta bem particular e acesa entre as duas formações, a turma local do Amigos de Sá parte com natural favoritismo ao triunfo final, único resultado que poderá satisfazer as assumidas pretensões de aproximação ou de assalto à quinta posição. Os visitantes, oriundos de Alvarães, lutam por abandonar os últimos lugares da base classificativa, tarefa que, semanalmente, se vem revelando invariavelmente inglória. O Alvarães ocupa a penúltima posição, com 11 pontos, apenas mais um que o lanterna vermelha Lavradas, estando já a cinco do rival imediatamente acima, o conjunto do Cais Novo.

Na partida inaugural da ronda competitiva, a formação do Cerveira, 11ª classificada, recebe a turma do Fontão, nona colocada, com mais dois pontos, num duelo aprazado para as 16 horas, no Municipal de Vila Nova de Cerveira. Em jogo, os anfitriões, vindos de um pesado desaire (3-7), fora de portas, ante o Anha, disputam a subida a lugares de maior tranquilidade, enquanto os visitantes, igualmente derrotados (2-4), mas pelo Cais Novo, aspiram a aproximar-se um pouco mais dos postos e exibições da temporada anterior, campanha onde se sagraram vice-campeões.

Cada vez mais distanciado dos dois últimos lugares da base classificativa, o Cais Novo tem procurado, obstáculo ante obstáculo, convencer os seguidores vianenses da modalidade de que ainda é possível recuperar algum élan de uma campanha bastante abaixo das expetativas. Assim, este sábado, às 18 horas, na receção à formação do Caminha, os darquenses esperam dar continuidade aos bons resultados, sabedores de que um triunfo sobre o adversário os deixará em igualdade pontual com os caminhenses. Rivais que visitam o reduto alheio com uma vitória (5-3) na bagagem, na receção ao lanterna vermelha Lavradas, mais um tónico a adensar a nota de equilíbrio esperada para este embate.

Num dos encontros de encerramento da 20ª jornada, o lanterna vermelha Lavradas recebe, no Municipal de Ponte da Barca [21 horas], o conjunto do ARA, num jogo onde os locais terão, aparentemente, mais uma tarefa “herculeana” pela frente. Senão vejamos, os visitantes, feridos no seu orgulho pela goleada (4-0) imposta, no passado sábado, pelo líder Santa Luzia, entrarão em campo determinados em degustar, uma vez mais, o doce sabor da vitória, único resultado que os manterá bem colados ao Anha, sétimo classificado, com os mesmos 25 pontos.

Pedro Borlido

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.