quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Pode uma associação não cumprir o regulamento?

O campeonato de seniores masculinos em futsal organizado pela AFVC vive dias de enorme excitação. Três equipas partilham a liderança. Por esse motivo, tive de visitar o site da AFVC para consultar o regulamento da prova e ordenar, devidamente, as equipas. Por curiosidade, e apesar de já ter encontrado a informação pretendida, li o resto do regulamento e cheguei a um ponto que me deixou surpreendido. Lê-se no ponto 104.06 o seguinte:
“Qualquer jogo adiado durante a primeira volta terá de realizar-se antes do início da segunda volta da respectiva Prova.”
Ora, este fim de semana jogou-se a nona jornada do campeonato de juniores masculinos em futsal, organizado pela AFVC. Pelo calendário, nessa jornada o Anha recebe o Fontão. Contudo, a partida que se disputou foi o Fontão vs Anha, referente à segunda jornada (!!!) – o desafio tinha sido interrompido aos seis minutos. Estranho, não é? O mesmo regulamento determina que anualmente seja produzido um regulamento para as provas de futsal. A existir, no site nada está disponível. 

Mas há mais tiros nos pés que a AFVC gosta de dar. Um dos mais antigos passa pela vontade expressa dos clubes em que os jogos sejam cronometrados. Várias opções e desculpas têm sido dadas. No ano passado, numa reunião com os clubes que o DEV oportunamente noticiou, ficou garantido que esta época as partidas teriam tempo útil de jogo. No entanto, tudo permaneceu igual. Na mesma reunião deu-se a entender que, nesta época, seria obrigatório às equipas com mais de cinco anos a inscrição de uma equipa júnior ou no género oposto ao que disponham. Num passado recente foi-nos indicado que essa medida afinal não entrou em vigor esta época (contra o que a maioria dos clubes entendeu) mas será para implementar. A ver. 

A trapalhada que tem sido a homologação dos novos estatutos da FPF só demonstra, num macro cenário, a realidade que existe nas associações locais. Confusões, mal entendidos e leis por cumprir... Que venha a FIFA! Que venha a UEFA!

Noutro patamar, aconselho vivamente a reportagem que saiu na Visão desta semana (2 a 9 de fevereiro) com o título "Quando os de fora nos levam longe". Mostra-nos que é possível melhorar o desporto em Portugal, se quisermos!

Boa semana desportiva
José Domingos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.