sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Futsal: Quem será o primeiro "galo" a baixar a crista?


Quatro! É este o número de candidatos dispostos na linha da frente à conquista do campeonato de futsal da AFVC. À partida para a 18ª jornada da competição, a disputar este sábado, as “devotadas” formações do Santa Luzia, Afifense, Cidadelhe e Ponte da Barca cumprirão mais uma importante “caminhada” rumo ao ambicionado título distrital.

Desde o início de temporada, o conjunto do Santa Luzia luta pela conquista do seu “lugar ao sol”. Ainda que a discussão pelo ceptro distrital esteja longe de estar concluída, os auri-negros deram para já um importante passo em frente, assumindo a dianteira da caravana do futsal vianense. Os santa-luzienses, novos alvos a abater, voltam a casa, e ao conforto dos seus seguidores, esperando lograr um novo triunfo. No Municipal de Monserrate, pelas 18 horas, os locais, naturalmente favoritos à “tomada” dos três pontos, medirão forças com a turma do Caminha, nona colocada da tabela classificativa. Embora não estejam totalmente tranquilos, a verdade é que o nono posto confere aos visitantes caminhenses alguma margem de erro e manobra, pelo que procurarão servir-se disso mesmo para infligir um “amargo de boca” aos homens da casa.

Jornada após jornada, a formação do Cidadelhe foi-se habituando ao conforto do que até ao passado sábado foi o seu pedestal de motivação e atestado de superioridade. Perdido o estatuto, pese embora os homens do Cidadelhe se encontrem na terceira posição, com os mesmos 43 pontos do líder auri-negro, o Gimnodesportivo de Entre Ambos-os-Rios [19 horas] protagonizará o reinício da “remontada” local. Contudo, a receção ao conjunto do Amigos de Sá está longe de ser fácil, se nos lembrarmos que do outro lado da barricada está uma equipa a atravessar um bom momento de forma, apostada em conservar o quinto lugar da prova.

Protagonista da ronda transata, “ajudando” à tomada de posse santa-luziense da liderança, o Afifense, vice-líder da competição, em igualdade pontual com o primeiro classificado, joga também ele em casa, no Municipal David Freitas [21 horas], na receção ao antepenúltimo colocado Alvarães. Um encontro onde os  visitados, demolidores na hora de alvejar as balizas adversárias, - 105 golos marcados -, partem como favoritos, tanto mais que vêm de um reconfortante triunfo ante o rival Cidadelhe. Ainda assim, pela frente encontrarão um opositor ferido no seu orgulho, ciente de que qualquer ponto amealhado será vital na fuga aos lugares da base classificativa.

A um distância de três pontos do poleiro repartido por três “galos cantantes”, cuja discussão pelo território é cada vez mais acesa, a turma do Ponte da Barca sabe de antemão que um novo distanciamento poderá “matar” de vez a sua natural ambição, a atestá-lo as boas e quase imaculadas campanhas dos principais rivais. Assim, na receção à formação do ARA, agendada para as 17 horas, os barquenses entrarão no retângulo de jogo concentrados na obtenção de mais três importantes pontos, tarefa que lhes será dificultada por uma formação ancorense cuja confiança em subir um novo degrau na tabela classificativa poderá condicionar o maior favoritismo dos da casa.

Numa ronda onde o principal rival, o Amigos de Sá, terá uma difícil deslocação ao reduto do Cidadelhe, o sexto classificado Neiva visita o terreno do Cerveira Futsal determinado a lograr uma vitória que, saldadas as contas da ronda competitiva, lhes poderá permitir alcançar a desejada quinta posição. Por seu lado, os cerveirenses, que até perderam (0-4), na jornada anterior, precisamente ante o conjunto do Amigos de Sá, servir-se-ão do seu reduto, o Municipal de Vila Nova de Cerveira [16 horas], para quem sabe condicionar as contas do “campeonato”, à parte, pelo quinto posto da prova.

Pressionado pelo ARA, convito de que a efetiva aproximação a Amigos de Sá e Neiva é perfeitamente plausível, o Anha medirá forças, fora de portas, com o penúltimo colocado Cais Novo. No pavilhão da EB 2,3 de Monte da Ola [18 horas], mora, igualmente, uma equipa local bastante aquém das suas já comprovadas possibilidades. Ainda assim, e porque, sábado após sábado, a lanterna vermelha faz notar a sua presença, os homens da casa, “fartos” de tanta luminosidade, partirão à conquista dos preciosos três pontos. Por seu lado, os visitantes esperam voltar a superiorizar-se a uma das equipas da base classificativa, depois de na ronda transata terem regressado aos triunfos, derrotando, pela margem mínima (3-2), o Lavradas.

Anfitrião de duas equipas desavindas com o doce sabor da vitória, o Municipal de Ponte da Barca [21 horas] é o palco da partida entre o lanterna vermelha Lavradas e o décimo classificado Fontão. Outra das equipas cujo percurso da presente época em nada condiz com a campanha transata, onde foi vice-campeão e vencedor da Taça de Futsal da AFVC, a turma do Fontão parte com um ligeiro favoritismo, face a uma formação de Lavradores cuja reconciliação com as vitórias teima em não acontecer.

Pedro Borlido

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.