sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Futsal: Segunda volta promete emoção e entrega redobrada!


A história da instalada luta a quatro candidatos pelo trono do futsal vianense conhece, este sábado, um novo capítulo, na disputa da 14.ª jornada do campeonato da AFVC. No início da segunda volta da prova verifica-se uma diferença de apenas três pontos entre o líder Cidadelhe e o quarto classificado Ponte da Barca, sendo que esta ronda competitiva perspetiva dois bons embates em cartaz: Santa Luzia e Ponte da Barca recebem, respetivamente, Amigos de Sá e Neiva Sandiães.


A vitória caseira (3-2) da ronda transata ante a formação vice-líder do Afifense colocou o conjunto do Santa Luzia na terceira posição, com 31 pontos somados. Contudo, depois dos difíceis confrontos, consecutivos, ante os dois primeiros classificados, encontros que os santa-luzienses superaram com mestria, a turma sediada em Monserrate tem agora pela frente um novo adversário de respeito, o Amigos de Sá, quinto classificado com 20 pontos. Agendado para as 18 horas, no pavilhão Municipal de Monserrate, este é um jogo onde os locais deverão fazer-se valer do seu maior favoritismo, até porque este não é o momento para desperdiçar qualquer ponto em disputa. Prova da sua valia, a formação visitante “abrandou”, no passado sábado, a locomotiva de Ponte da Barca que, a jogar em casa, não foi além de um empate a seis bolas. Por isso mesmo, a linha da frente do Amigos de Sá já alvejou as redes contrárias com 59 “tiros” certeiros, mais quatro que os da casa. No entanto, em termos defensivos, o setor mais recuado dos visitados é bastante mais eficiente, com apenas 24 tentos concedidos, menos 19 que os forasteiros. Para efeitos de comparação, na primeira jornada do campeonato, o Amigos de Sá não foi capaz de contrariar o Santa Luzia, que acabaria por vencer por 5-2.


Uma hora antes, às 17 horas, o retângulo de jogo do Municipal de Ponte da Barca é o palco do embate entre o conjunto local e o Neiva Sandiães, atual sexto colocado da prova, com os mesmos 20 pontos do Amigos de Sá. A igualdade (6-6) da ronda anterior, averbada frente à turma do Amigos de Sá, comprometeu o objetivo barquense de se aproximar e pressionar mais afincadamente a liderança do Cidadelhe. Para além disso, os de Ponte da Barca viram-se relegados para a quarta posição, pelo que, novamente perante os seus adeptos, será imperioso não voltar a claudicar, apoiando-se no seu maior poder de fogo. Por seu lado, os de Sandiães vêm moralizados, fruto do triunfo (2-1) alcançado, fora de portas, ante o ARA Riba de Âncora, pelo que este é mais um tónico a adensar uma partida que se prevê de maior equilíbrio. Recorde-se que na primeira volta, os barquenses visitaram e venceram os de Neiva por três bolas a duas.


Quem parece, em teoria, ter pela frente uma tarefa menos complicada é o líder Cidadelhe. Depois de na jornada transata ter triunfado copiosamente (10-5), fora de portas, ante a formação do Lavradas, o conjunto do Cidadelhe visita, às 18 horas, o pavilhão da escola EB 2,3 de Monte da Ola, reduto do Cais Novo, 11.º classificado, com 10 pontos somados, fruto de três vitórias, um empate e nove derrotas. Depois de ultrapassado um momento de maior aflição, abandonando o posto de lanterna vermelha da competição, a turma de Darque vem apresentando uma maior regularidade e consistência nas suas exibições. Prova disso, o folgado triunfo (6-1) do passado sábado na receção ao Cerveira Futsal. Ainda assim, o Cidadelhe é favorito à vitória, apoiando-se no ataque mais concretizador do campeonato, com 81 golos marcados, e ainda no triunfo de 3-0 alcançado sobre os darquenses na primeira volta da prova.


Constituindo-se como uma das três equipas que já conheceram o “conforto” do trono da liderança, o agora vice-líder Afifense volta a medir forças com o Lavradas, formação que lhe traz boas recordações, depois de na primeira volta do campeonato ter triunfado por um esclarecedor 10-4. Aprazado para as 21 horas, no Municipal de Ponte da Barca, este encontro coloca frente-a-frente a defesa mais batida da prova, com 68 tentos concedidos, contra o segundo ataque mais demolidor, com 74 remates certeiros. Tudo parece indicar que os homens de Afife irão lograr, com maior ou menor dificuldade, a sua 11.ª vitória, até porque do outro lado “mora” o penúltimo colocado da geral, com nove pontos, mais dois que o lanterna vermelha Caminha.


Igualmente às 21 horas, no Municipal de Caminha, o conjunto do ARA Riba de Âncora, décimo classificado com 12 pontos, recebe a formação do Anha, sétima colocada com 19 pontos. Perante duas equipas que na jornada transata conheceram “sensações” bem distintas, com os locais a perderem (1-2) no confronto com o Neiva Sandiães, enquanto os de Vila Nova de Anha se impuseram (5-3) perante o Caminha, será de esperar um maior domínio e favoritismo dos visitantes, que apresentam um score de golos singular: 34 marcados contra apenas menos um sofrido. Do outro lado da barricada está uma equipa ancorense que apesar de faturar  em maior número (45), já concedeu bastante mais (57). No embate da primeira volta, os anhenses venceram pela margem mínima (5-4).


Depois de na ronda anterior, Fontão e Alvarães não terem competido, devido ao adiamento do embate entre ambos, as duas equipas disputam este sábado o primeiro encontro de 2011. O conjunto do Fontão é o primeiro a entrar em campo, na deslocação ao reduto do lanterna vermelha, o Municipal de Caminha [15 horas]. Oitavos classificados, com 16 pontos somados, fruto de cinco vitórias, um empate e seis derrotas, os fontanenses esperam voltar a levar a melhor sobre os caminhenses, depois de na primeira volta terem triunfado por 3-2. Por seu lado, os de Caminha deverão fazer uso do fator casa para equilibrar uma partida onde um novo desaire poderá deixá-los ainda mais isolados na base da hierarquia vianense.


Pouco depois, às 16 horas, Cerveira Futsal e Alvarães esgrimem argumentos entre si, no Municipal de Vila Nova de Cerveira. Em campo, respetivamente, nono e 12.º classificados, com três pontos a separá-los, fruto de mais um jogo e consequente vitória dos homens da casa. A turma do Cerveira Futsal, agora mais estável e comprometida com a conquista de preciosos pontos, também não teve o melhor dos inícios, pelo que o resultado da primeira volta, a favor dos de Alvarães (4-1) poderá servir de tónico para “vingar” um desaire contra um rival direto.


Pedro Borlido

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.