segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Afirmação de superioridade estragada pelo uso do apito excessivo

O Afifense alcançou um empate (26-26) na receção ao FC Infesta, em jogo da quinta jornada da zona norte do Campeonato Nacional da III divisão. No Municipal David Freitas, em Afife, a equipa local liderou o marcador até aos últimos minutos, altura durante a qual a dupla de arbitragem de Braga “complicou”, obrigando a turma de Cabé a jogar em inferioridade numérica. Com esta igualdade, o conjunto verde e branco mantém o terceiro posto, com 12 pontos, os mesmos que o Ílhavo (que ainda não se conhece o resultado desta ronda) e a dois do comandante provisório Infesta.

Longe de ser uma partida absolutamente decisiva, o Afifense entrou em quadra consciente da necessidade de vencer. Cedo, os donos da casa construíram uma vantagem. A meio da etapa inicial, o Afifense vencia por quatro golos e, mais do que isso, deu sinais de uma superioridade difícil de quebrar. Puro engano. Os árbitros carregaram a equipa de Afife com sucessivas exclusões, com destaque para Sandro e Tiago, que mais tarde acabariam por ver o cartão vermelho, ao acumularem seis minutos de exclusão.

O descanso não modificou o cariz do jogo. Bem a defender, o Afifense controlou a diferença de três golos no marcador… até à derradeira dezena de minutos. Nesse período, a formação da casa chegou a alinhar com apenas quatro jogadores em campo. Perante tantas facilidades, os visitantes reaproximaram-se, colocando-se em vantagem pela primeira vez a cinco minutos do fim (24-25). A alma e o coração verde e branco foram capazes de ainda arrancar um empate que vale a manutenção na corrida ao primeiro lugar.

Apesar de falhar o assalto ao topo desta zona norte, o Afifense voltou a demonstrar capacidade para se intrometer na discussão da vaga para a fase seguinte. O próximo adversário é o Monte, sétimo na geral, no entanto nesta ronda bateu o quarto, Arsenal Canelas. Todo o cuidado será pouco dado a margem de erro afifense ser quase nula.

João Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.