quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Duda: "Sinto-me um privilegiado por ter a oportunidade de trabalhar com estes grandes jogadores"

 

[caption id="" align="alignleft" width="161" caption="Duda"][/caption]

 


Para os mais distraídos, o nome Duda ainda pouco quer dizer. Contudo, quem vive o hóquei vianense sabe que este ainda júnior já vem treinando com plantel sénior desde a época passada. Com ainda dois anos de júnior por cumprir, o futuro apresenta-se risonho para este promissor atleta que demonstra que formar ajuda a ganhar.


Tendo ainda dois anos de juniores pela frente, tens integrado o plantel sénior da juventude na pré-época. Esperas que durante a época esta situação se repita regularmente e possas até jogar?


Sim este ano, como no anterior, iniciei a pré-época com o plantel sénior. Este ano não fui o único dos juniores a iniciar o trabalho com os seniores, mas sim também os meus companheiros de equipa, o Gustavo, o guarda-redes Luís e o André Machado. Como qualquer atleta o seu objectivo é poder jogar ao mais alto nível, e eu não fujo a regra e adoraria poder representar sempre a equipa sénior. Com o campeonato nacional à porta, gostava de poder estar presente em muitos jogos dos seniores, mas não pelos motivos que decorreram na pré-época, a lesão de alguns jogadores. É muito bom para mim poder trabalhar com uma equipa com o nome da Juventude de Viana – que nas épocas transactas fez um grande trabalho e muitas alegrias deu aos adeptos vianenses – o leque de jogadores com qualidade que têm passado por esta equipa é óptimo para o meu desenvolvimento como jogador. Vou continuar a trabalhar para poder representar os seniores, senão poder ser chamado a algum jogo, vou dar sempre o meu contributo. Espero que o plantel sénior esteja a 100% e cumpra os seus objectivos, e eu estou convicto que com este sangue novo e com este grande espírito que a "Juventude" tem, que tudo ira correr da melhor maneira!


Como tem corrido a experiência de treinar com os seniores?


Treinar com os seniores tem sido enriquecedor e muito proveitoso. Quando se tem uma equipa com jogadores experientes como o Luís Filipe, Didi, André Centeno e Sebastian Silva e se junta a frescura e o querer aprender da juventude que integrou o plantel esta época – novos mas com um grande palmarés no seu percurso – como o Leonardo, Diogo, Hugo e Zé Pedro, sabemos que vão exigir muito de nós, mas também sabemos que vamos aprender muito... Todos eles tornam fácil a nossa aprendizagem, pois apoiam-nos e ajudam-nos e isso é muito importante. Esta experiência tem sido bastante produtiva da minha parte, sinto-me um privilegiado por ter a oportunidade de trabalhar com estes grandes jogadores e com um treinador que já o conheço, pois já foi meu treinador nos Juvenis da EDV. Espero e vou trabalhar para isso, que se torne numa experiencia longa com a equipa orientada pelo Pedro Neto.


Quais são as principais diferenças que encontraste entre os juniores e os seniores?


Pela minha pequena mas proveitosa experiência de trabalho com os seniores, sinto que a mudança destes escalões deve ser a mais difícil. É um "nível" completamente diferente. Vai desde a força, a postura, a leitura de jogo... Tudo tem que ser mais rápido... Como tenho mais dois anos para mudar de escalão, vou tirar partido desta experiência com os seniores, e trabalhar para alcançar os meus objectivos!


Quais os objectivos individuais e colectivos para esta temporada (nos juniores)?


Os objectivos da equipa são por levar o nome da Juventude ao Campeonato Nacional de juniores. O objectivo principal é poder ficar no primeiro lugar no Campeonato Regional, senão for possível, então temos de ficar em segundo lugar, pois só o primeiro e o segundo lugar este ano, dão lugar no Campeonato Nacional. O meu objectivo individual passa também pelo nosso objectivo colectivo. Quero contribuir para obtermos lugar na fase seguinte, no Nacional, que é um "sonho" que quero concretizar desde que iniciei a competição e que ainda não consegui. Estou convicto que seja este ano!


O que significa para ti jogar na Juventude?


Jogar na Associação Juventude de Viana para mim é um grande orgulho! Por tudo o que fez e que tem feito. Para um clube desta cidade devia ser mais reconhecido e receber o devido valor. Este grandioso clube não é só dos melhores de Portugal, mas sim do Mundo!


 

[caption id="" align="aligncenter" width="374" caption="Jogando pelos juniores"][/caption]

 

 


Qual é o teu maior sonho no Hóquei?


O meu maior sonho é poder representar uma equipa de uma primeira divisão, e juntando o útil ao agradável, poder jogar na equipa da minha cidade, a Juventude de Viana! Se tudo correr bem e conseguir atingir esse objectivo aí vou sonhar mais alto e poder representar a selecção Nacional!


Como surgiu o hóquei na tua vida? Jogas desde que idade?


O hóquei surgiu na minha vida por influência do meu pai e mais tarde pelo meu irmão! O meu pai é um apaixonado pela modalidade, levou o meu irmão e eu, desde que me lembro, assisto a jogos de hóquei, então decidi entrar. Já lá vão 12 anos a praticar o Hóquei em Patins. Iniciei-me na modalidade com 6 anos!


Qual o melhor momento que viveste até agora no hóquei? E o pior?


No Hóquei já passei por bons momentos e também por outros menos bons. Dos menos bons tirei partido disso, pois perder também faz parte (apesar de perder umas vezes por injustiça ou por falta de sorte ou por mesmo falta de empenho). Tudo isso contribuiu para o meu crescimento enquanto jogador e, melhor do que isso, e pessoa. Por isso, "tiro" o lado positivo desses momentos menos bons. Já tive momentos bons, como a primeira vez que fui chamado aos seniores, que foi contra o FC Porto, já venci ao Benfica também pelos seniores na época passada. Mas o momento mais alto na minha vida de hoquista foi sagrar-me campeão Inter-regional pela selecção do Minho, onde vencemos a todas as selecções. No nosso grupo, passamos a final e vencemos por uma bola a zero. Isso sim, posso dizer que foi o meu melhor momento no Hóquei em Patins.



Passa e corta:


Nome Eduardo Chavarria (Duda)


Idade 18


Clubes Escola Desportiva de Viana, Associação Juventude de Viana.


Posição Defesa/Médio


Principais títulos 1 Taça do Minho (EDV); 1 Taça do Minho/Aveiro (AJV); Vencedor do Torneio Inter-Regiões (Selecção do Minho); 1 Taça Jorge Coutinho (AJV seniores)


Curso Técnico de Desenho Digital 3D – Desenhador Projectista


José Domingos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.