O pelotão cumpriu esta quarta-feira a tirada mais longa da 72.ª Volta a Portugal em Bicicleta, num percurso de 221,1 quilómetros entre Moimenta da Beira e Castelo Branco. Numa etapa marcada pela fuga desferida bem cedo por um grupo de oito ciclistas, os principais favoritos à vitória final da prova optaram por uma abordagem menos comprometedora, até porque para o dia de amanhã [quinta-feira] está programada a chegada ao alto da Torre.
Rui Sousa (Barbot-Siper) concluiu a sexta etapa na 42.ª posição, a 6 minutos e 28 segundos do vencedor do dia, o colega de equipa Joaquín Ortega. Ainda assim, o ciclista natural de Barroselas segura a 7.ª posição na Classificação Geral Individual, a 1 minuto e 22 segundos do camisola amarela, o espanhol David Blanco (Palmeiras Resort – Prio Tavira). O líder da competição conserva os 43 segundos de vantagem sobre o 2.º classificado, o compatriota David Bernabéu (Barbot-Siper).
O vila-franquense César Fonte (Barbot-Siper) desceu uma posição, ocupando agora o 37.º posto da Geral, a 7 minutos e 53 segundos da liderança. Fábio Palma (Selecção Nacional), corredor de Vila Nova de Anha, terminou a etapa de hoje no 77.º posto, mantendo a 87.ª posição da Geral, a 40 minutos e 21 segundos do topo.
[caption id="attachment_5163" align="aligncenter" width="321" caption="Quase sempre em fuga..Joaquín Ortega venceu a etapa mais longa da 72.ª Volta a Portugal"][/caption]
O vencedor da etapa, o espanhol Joaquín Ortega (Barbot-Siper) cortou a meta isolado, cumprindo o trajecto em 5 horas e 40 minutos. Integrado no grupo de fugitivos que logo ao quilómetro dezoito descolou do pelotão, Ortega atacou os restantes ciclistas ao quilómetro 206, logrando a vitória final, seguido por José Mendes (LA - Rota dos Móveis), o mais empenhado em anular o triunfo de Ortega.
Na Classificação por Pontos, Sérgio Ribeiro (Barbot-Siper) continua a envergar a camisola branca, com apenas um ponto de avanço sobre Cândido Barbosa.
O ucraniano da Caja Rural, Oleg Chuzhda, continua líder da Montanha, envergando a camisola verde com quinze pontos de avanço sobre o segundo classificado, Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista). No prémio Juventude, Ricardo Vilela permanece no primeiro posto.
Esta quinta-feira disputa-se a etapa decisiva da 72.ª Volta a Portugal em Bicicleta, num percurso de 168 quilómetros entre Idanha-a-Nova e Seia, com a mítica chegada ao alto da Torre.
Pedro Borlido
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.